Quer proporcionar ao seu ente querido os melhores cuidados possíveis. É por isso que é útil saber de que tipo de sofre. Quando isso estiver claro, será mais fácil encontrar os produtos certos para a sua condição. Assim, pode ajudá-los a gerir a sua incontinência da forma mais eficaz, fazendo com que se sintam mais confortáveis e confiantes.
Abaixo descrevemos sete tipos de incontinência, juntamente com as suas causas e sintomas. Alguns tipos são mais comuns nas mulheres, enquanto outros afectam apenas os homens. Os tipos mais comuns de incontinência são a incontinência de esforço, a e a , que combina as duas.
Incontinência urinária de esforço (IUE)
É o tipo mais comum de que afecta as mulheres. Cerca de 10% dos homens são afectados por este tipo de IU. Normalmente, ocorre quando os músculos do pavimento pélvico que suportam a bexiga estão enfraquecidos. Tossir ou rir aumenta a pressão sobre a bexiga e os músculos do pavimento pélvico não conseguem contrair-se o suficiente para reter a urina, que sai incontrolavelmente. Normalmente, são pequenas perdas ocasionais, embora por vezes as perdas sejam mais intensas.
Mulheres - É mais provável que a incontinência de esforço afecte as mulheres durante a gravidez, após o parto e depois dos 40 anos. Estes são períodos em que os músculos do pavimento pélvico podem estar danificados ou enfraquecidos. No entanto, este tipo de incontinência pode afetar mulheres de todas as idades. Uma em cada três mulheres irá sofrer de incontinência em algum momento das suas vidas. Tende a ocorrer em mulheres jovens enquanto praticam desporto.
Incontinência de emergência
É também conhecida como "bexiga hiperactiva". Manifesta-se por uma vontade súbita de urinar, fazendo com que a bexiga expulse automaticamente a urina sem o conseguir evitar. Geralmente, o corpo envia poucos ou nenhuns sinais de aviso. A magnitude das perdas de urina pode ser considerável. Uma pessoa saudável esvazia a bexiga, em média, quatro a oito vezes por dia. O seu familiar tem necessidade de urinar com mais frequência? Acorda várias vezes por noite, a intervalos regulares, para ir à casa de banho? Estes podem ser sinais de de urgência.
Homens - A é o tipo mais comum de incontinência nos homens. É normalmente o resultado de uma aumentada.
Outros tipos de incontinência em homens e mulheres
Algumas pessoas não conseguem ir à casa de banho a tempo devido a dificuldades relacionadas com doenças mentais ou físicas. A isto chama-se funcional.
Trata-se normalmente de uma combinação de incontinência de esforço e de , em que uma forma predomina sobre a outra.
Disfunção neurológica da bexiga
Em algumas pessoas, o cérebro é incapaz de comunicar corretamente com a bexiga. Como resultado, estas pessoas não conseguem controlar a bexiga ou esvaziá-la corretamente. Estes tipos de disfunções neurológicas da bexiga podem ser causados por uma série de doenças. Se pensa que a pessoa de quem cuida pode estar a sofrer deste tipo de incontinência, não tire conclusões precipitadas. Consulte um médico o mais rapidamente possível. Um diagnóstico profissional tranquilizá-lo-á.
Outros tipos de incontinência masculina
Drenagem pós-menstrual
Ocorre quando a bexiga (uretra) não se esvazia completamente e continua a verter depois de urinar. É uma condição comum em casos de enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico.
regurgitante
Se uma pessoa tiver perdas constantes ou episódicas de pequenas quantidades de urina, está a sofrer de . Esta forma pode ser causada por uma obstrução ou lesão nervosa.
Não tem a certeza dos sintomas?
Se os sintomas da pessoa de quem cuida não forem claros, pode não conseguir determinar por si próprio o tipo de que ela tem. Não se preocupe. Eis o que pode fazer para o descobrir:
Tente manter um diário para registar a evolução da durante uma ou duas semanas. Isto dar-lhe-á uma base de referência para discutir com o médico. Deve contactar um médico para obter um diagnóstico adequado e conselhos de tratamento para a doença do seu ente querido.