O meu ente querido precisa de cuidados constantes

Cuidadora a dar banho ao seu ente querido

A forma como cuida do seu ente querido depende do seu estado físico e da ajuda que precisa de si.

Ele não se consegue levantar sozinho, passa a maior parte do tempo na cama e precisa de ajuda para se vestir e lavar? Se ele se enquadra em qualquer uma destas descrições, esta informação é para si. Aqui encontrará conselhos práticos sobre a melhor forma de desempenhar as suas tarefas como cuidador.

Higiene adequada

Uma das coisas mais essenciais que pode fazer para a saúde e o conforto da pessoa de quem cuida é ajudá-la na sua higiene pessoal. No entanto, como esta é uma área muito pessoal, alguns cuidadores sentem-se embaraçados no início. Por mais difícil que possa parecer, ajudar o seu ente querido com a higiene é uma das partes mais gratificantes da prestação de cuidados e pode até fortalecer a vossa relação.

Não perca o nosso guia de higiene para conhecer as rotinas a seguir ao cuidar da pessoa de quem cuida.

Cuidados com a pele dos idosos

Como sabe, à medida que envelhecemos, a nossa pele também envelhece, tornando-se muito frágil. Por este motivo, as pessoas idosas necessitam de rotinas de higiene pessoal especialmente concebidas para a sua pele delicada. Com o aparecimento da , o risco de lesões cutâneas aumenta, porque a urina e as fezes podem irritar e danificar a epiderme. Uma proteção adequada e uma limpeza suave podem ajudar a prevenir infecções e irritações cutâneas. Para além de serem relaxantes, as rotinas de higiene ajudam a pessoa de quem se cuida a sentir-se bem, limpa, fresca e tão confortável que podem até aumentar a sua autoestima.

Há três momentos a ter em conta quando se cuida da pele de uma pessoa idosa: limpeza, regeneração e proteção. É aqui que entra a linha de higiene TENA, porque foi especialmente concebida para a pele frágil das pessoas idosas.

Lesões cutâneas e úlceras de pressão

É necessário proteger a pele dos idosos das fezes e da urina, pois podem causar efeitos secundários particularmente incómodos. Verifique o estado da pele do seu ente querido todos os dias na altura da higiene. Desta forma, ao primeiro sinal de lesão, pode intervir e evitar que a situação se agrave. Para obter conselhos práticos sobre como cuidar da pele de uma pessoa incontinente, visite e higiene.

A pessoa de quem está a cuidar pode estar acamada durante longos períodos de tempo e não poder mudar de posição regularmente. Neste caso, a sua pele estará mais suscetível a lesões e ao desenvolvimento de úlceras e feridas de pressão. Pode prevenir esta situação ajudando o seu ente querido a mudar frequentemente de posição. Juntos, podem gerir esta condição caminhando pela casa para fazer algum exercício saudável. Também pode ser bom para ambos fazerem uma pequena massagem para tonificar os músculos e aliviar a pressão causada pela permanência na cama. Para mais informações sobre a prevenção das úlceras de pressão, consulte o seu médico.

Produtos para incontinência

A pessoa de quem cuida passa a maior parte do tempo na cama e também é incontinente? Se for esse o caso, talvez seja melhor usar uma proteção específica para , concebida para oferecer proteção contra perdas de urina moderadas a intensas.

Use o seletor de produtos interativo TENA para encontrar o nível certo de absorção para a pessoa de quem cuida.

E para saber como usar e mudar corretamente os nossos produtos para incontinência, visite a nossa página de mudança.

Levantar e transportar o seu ente querido em segurança

A pessoa de quem cuida pode precisar da sua ajuda para se levantar da cama. Esta ação pode exercer uma grande pressão sobre as suas costas. Consulte as nossas dicas práticas na secção Ergonomia.

Se a pessoa de quem cuida puder deslocar-se, é bom ajudá-la a manter a sua mobilidade. Mesmo um pouco de exercício, desde que seja regular, ajudará a manter os músculos activos, além de melhorar o humor. Mas, primeiro, é importante preparar a casa para que a pessoa se possa deslocar em segurança. Para mais informações, visite a secção Segurança doméstica.

Dieta saudável e ingestão de líquidos

As pessoas mais velhas perderam ou são menos capazes de sentir sede. Além disso, eles próprios podem limitar a ingestão de líquidos para não terem de ir à casa de banho com tanta frequência. No entanto, isto só piora a situação porque, ao concentrarem mais a urina, aumentam os riscos para a sua saúde. Tente encorajá-lo a beber mais vezes.

Chega a hora das refeições e lembre-se que é muito mais do que uma simples hora de comer. É também uma oportunidade para socializar e reforçar os vossos laços. Pode também convidar amigos ou outros membros da família para comer consigo, para conversar e passar um bom bocado. O facto de estarem juntos terá um efeito positivo na saúde e na moral do seu ente querido.

Sentir-se ligado aos outros

Independentemente da idade, toda a gente gosta de ter a mão segura, as costas coçadas ou o corpo acariciado. O simples facto de estar em contacto com a família ou com os amigos é uma bênção. Quando se está sozinho a maior parte do tempo, estas sensações tornam-se ainda mais importantes.

Os cuidadores profissionais afirmam que mesmo fazer pequenas coisas e actividades quotidianas em conjunto pode alegrar o dia da pessoa de quem se cuida.

Aqui está uma série de actividades que pode fazer em conjunto com a pessoa de quem cuida. Visite Actividades para fazer.

Não hesitar em pedir ajuda

Sempre que falar com um cuidador profissional, a sua primeira recomendação é procurar ajuda e apoio de outras pessoas, recorrendo à família, amigos ou serviços sociais públicos. Clique aqui para mais informações.

Descobre os nossos produtos para cuidadores

Descobre mais informações para cuidadores