Descobre as causas da incontinência

Filmagem de uma pessoa encostada a um corrimão

Saber o que está a causar a do seu ente querido pode ser uma grande ajuda. Ajudá-lo-á a compreender melhor os sintomas para que possa prestar os melhores cuidados possíveis. Se ainda não sabe de que tipo de incontinência sofre a pessoa de quem cuida, este artigo ajudá-lo-á.

O funcionamento do sistema urinário

As causas da afectam todo o sistema urinário. É por isso que lhe vamos dar uma breve explicação sobre o seu funcionamento. Isto permitir-lhe-á compreender muito melhor porque é que as coisas por vezes não correm como deveriam.

Os rins filtram o sangue dos resíduos produzidos pelo organismo. Em seguida, misturam-nos com água para formar a urina, que sai dos rins através dos ureteres para se acumular temporariamente na bexiga, um saco de tecido muscular expansível. Durante a fase de esvaziamento, os músculos que rodeiam a uretra relaxam, mantendo-a aberta. Para se manter continente, é necessária a ajuda dos músculos do esfíncter e do pavimento pélvico. Estes músculos desempenham um papel de apoio vital na manutenção da continência urinária e fecal.

Porque é que o sistema urinário por vezes não funciona corretamente?

Não existe uma causa subjacente única para a incontinência, mas sim vários factores comuns. Estes são enumerados a seguir:

Causas gerais da incontinência

  • Enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico. Estes músculos mantêm a uretra fechada. Quando a sua força e função de suporte falham, começa o desconforto. Actividades simples como rir, tossir, levantar pesos ou correr podem provocar perdas de urina.
  • Infecções do trato urinário. Podem causar hipersensibilidade da bexiga. Trata-se de uma condição em que a bexiga sinaliza erradamente ao corpo que precisa de se esvaziar urgentemente, mesmo que ainda não esteja cheia. Assim que a infeção for tratada e resolvida, a bexiga deixará de ser hipersensível.
  • Excesso de peso. O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre os e abdominais, levando à .
  • Medicação. A incontinência pode ser um efeito secundário de alguns medicamentos. Certos medicamentos têm propriedades diuréticas, fazendo com que as pessoas urinem com mais frequência.
  • Disfunção neurológica da bexiga. Esta pode resultar de um acidente vascular cerebral, demência, diabetes, doença de Parkinson, esclerose múltipla ou lesões cerebrais. Estas disfunções podem danificar ou interferir com as vias nervosas, impedindo a passagem dos sinais corretos entre o cérebro e a bexiga.

Causas da incontinência feminina

  • Gravidez/gravidez. O aumento de peso durante a gravidez pode exercer pressão sobre os músculos do pavimento pélvico, os ligamentos e a bexiga. Também são libertadas hormonas que actuam nos tecidos e músculos do corpo, fazendo com que estes se expandam à medida que o bebé cresce. Isto permite que os músculos do pavimento pélvico se tornem mais macios e suaves para facilitar o parto. Este mecanismo faz com que seja mais difícil para os músculos e ligamentos manterem os órgãos do pavimento pélvico no sítio. Os ligamentos e os músculos do pavimento pélvico também se contraem durante o parto, resultando por vezes num estiramento permanente dos tecidos. A gravidez e o parto estão, portanto, entre os factores de risco da .
  • A . Com o início da menopausa, os níveis de estrogénio diminuem, enfraquecendo os e fazendo com que algumas mulheres percam o controlo da bexiga.

Causas da incontinência masculina

  • Aumento da . Esta doença pode abrandar ou mesmo bloquear a passagem da urina. Um dos sintomas mais comuns é uma vontade súbita de urinar.
  • Cirurgia da próstata. Se os músculos que controlam a passagem da urina forem danificados durante uma cirurgia à próstata, o doente pode sofrer de urinária de esforço, que é a perda involuntária de urina depois de rir, tossir ou realizar determinadas actividades físicas.

Para mais informações sobre as causas da incontinência, fale com os seus profissionais de saúde e descubra como pode ajudar o seu ente querido.

Descobre mais informações para cuidadores