Apoio financeiro aos cuidadores

Plano de um cuidador que acompanha um ente querido

A prestação de cuidados a pessoas idosas ou doentes implica custos consideráveis. Para além do tempo que o cuidador tem de dedicar a esta tarefa e que, por isso, não pode manter o seu trabalho remunerado, há despesas necessárias como a utilização de produtos específicos para alimentação e higiene, absorventes, medicamentos, etc.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer algumas das formas de obter ajuda financeira para cobrir, se não todas, pelo menos parte das despesas inerentes à prestação de cuidados ao seu ente querido.

  • Seguros. Verifique com a sua seguradora atual se existem pagamentos a que tenha direito como cuidador. 
  • Apoio governamental. Muitos governos dispõem de programas sociais que disponibilizam apoio financeiro a cidadãos que cuidam de entes queridos nas suas casas. Pergunte ao seu médico ou outro profissional clínico sobre um programa na sua área. Faça também uma pesquisa online para saber se pode solicitar ajuda financeira à administração local. 
  • Apoio dos assistentes sociais. Para além do apoio financeiro, os serviços sociais das administrações públicas podem dar-lhe conselhos e ajudá-lo em algumas das suas tarefas como prestador de cuidados.
  • Ajuda para as despesas domésticas. Existem organizações religiosas e seculares que prestam assistência financeira para cobrir as despesas domésticas.

Descobre mais informações para cuidadores