Tornar-se cuidador significa enfrentar muitas mudanças na sua vida quotidiana. A boa notícia é que será você a organizar a sua atividade. Tudo o que tem de fazer é planear e estabelecer prioridades nas suas tarefas. Desta forma, pode cuidar do seu ente querido de forma eficaz e eficiente, ao mesmo tempo que gere as suas outras necessidades.
Para prestar os melhores cuidados possíveis, concentre-se nestes cinco aspectos importantes:
1. conforto
Sem dúvida que quer que o seu trabalho como cuidador seja o mais agradável possível para si e para o seu ente querido. Há muitos factores que o podem ajudar, incluindo os seguintes:
- roupa limpa e confortável
- mobiliário prático
- espaços desobstruídos e sem barreiras
- aparelhos electrónicos para vigiar o seu ente querido
- iluminação suave
- música/TV ao alcance da mão
- um ambiente fresco e limpo
Se tornar o seu ambiente mais confortável, ambos viverão mais tranquilamente.
2. Comidas
Como diz o ditado, "somos o que comemos". Isto significa que a dieta e os hábitos alimentares têm um grande impacto na nossa saúde. É importante ter isto em mente quando desempenha o seu papel de prestador de cuidados. Uma nutrição adequada e refeições regulares ajudarão o seu ente querido a manter-se saudável e forte.
Eis algumas dicas para manter uma dieta simples e saudável:
- Encoraje a pessoa de quem está a cuidar a fazer três a cinco refeições por dia e sirva as refeições a horas definidas.
- Reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e utilizar menos sal.
- Reduzir a quantidade de álcool e café que a pessoa de quem cuida bebe.
- Controle o tipo e a quantidade de gordura que oferece ao seu ente querido
- Convide a pessoa de quem cuida a beber água ou sumos de fruta.
Se ela não beber de livre vontade, tente oferecer alimentos com um elevado teor de água, como fruta e sopa.
3. Higiene
Se a pessoa a quem presta cuidados não for capaz de cuidar de si própria, terá de a ajudar na higiene pessoal, especialmente se for incontinente.
O problema é que a lavagem frequente com água e sabão pode abrandar a capacidade da pele para sarar ou prevenir infecções, provocando erupções cutâneas, comichão, dermatite e inflamação. As irritações da pele causadas pela podem afetar a saúde mental e física da pessoa de quem cuida. Por isso, certifique-se de que dá à sua pele a atenção especial que ela merece.
Com TENA, pode facilmente ajudá-la a sentir-se limpa e confortável. A nossa gama de cuidados para a pele foi concebida para limpar suavemente, reabastecer e proteger até a pele mais delicada.
4. Actividades
É bom para si, enquanto cuidador, e para a pessoa de quem cuida, exercitar regularmente o corpo e a mente. O exercício será bom para ambos e ajudá-los-á a manterem-se saudáveis e em forma. Por conseguinte, aconselhamo-lo a tentar introduzir exercícios adequados para o corpo e a mente na rotina de cuidados da pessoa.
Leve o seu ente querido a passear no parque ou a fazer uma caminhada juntos. Para além de ser saudável, o exercício físico também melhora o humor, reforça o sistema imunitário e ajuda a dormir melhor.
Mas não se esqueça do estímulo mental. Façam palavras cruzadas juntos, joguem um jogo de tabuleiro ou leiam juntos. Até uma simples conversa pode ser útil. Tudo isto pode ajudar a revigorar a mente e a restaurar o bom humor.
A pessoa de quem cuida está doente? Em caso afirmativo, eis algumas dicas para estimular a sua mente:
- Fale com ela, mostre-lhe imagens e filmes de que ela gosta.
- Ouça música ou cante uma canção.
- Tente continuar a fazer as actividades de que ele costumava gostar, por exemplo, ler-lhe um livro em voz alta.
- Aproxime a cama dele da janela para que ele possa ver o mundo exterior.
- Saia à rua. A luz do sol e o ar fresco podem animar o seu filho.
5. Segurança doméstica
A pessoa de quem cuida é instável ou sofre de demência? Se for esse o caso, poderá ter de a proteger de eventuais acidentes domésticos, especialmente se ela passar a maior parte do tempo dentro de casa.
Eis algumas dicas para tornar a sua casa mais segura:
- Mudar as coisas de sítio para que sejam mais fáceis de alcançar.
- Disponha os móveis de modo a que haja espaço suficiente para se deslocar sem dificuldade.
- Coloque perfis antiderrapantes debaixo dos tapetes e remova as alcatifas rasgadas e onduladas.
- Coloque tapetes antiderrapantes na casa de banho e na cozinha, onde o chão está frequentemente molhado.
Certifique-se de que o ambiente doméstico é confortável, sem móveis com arestas vivas, fios eléctricos expostos ou outros objectos perigosos.