Criar bons momentos com o teu ente querido

Cuidador com o seu ente querido a fazer actividades diárias

Cuidar de alguém em casa pode tornar-se repetitivo e demasiado rotineiro. A isto junta-se o facto de o seu ente querido, outrora ativo e solidário, poder ter agora limitações graves, devido a doença ou a problemas de saúde relacionados com a idade. Todas estas circunstâncias podem levá-lo a esquecer-se de que a pessoa de quem cuida precisa de estímulo físico e mental constante.

O seu ente querido pode já não ser capaz de fazer exercício ou jogar xadrez. Mas há muitas outras coisas que podem fazer juntos para desfrutar e criar bons momentos. A vida muda-nos e as nossas actividades também. Aqui estão 21 ideias para o inspirar: porque não descarregar esta lista e escolher algumas para quebrar a sua rotina? Depois, podem incluir as actividades de que ambos mais gostam no vosso programa de cuidados.

21 formas de entreter os pais idosos

  1. Passeio: à volta do quarteirão ou até ao parque mais próximo para alimentar os pássaros. O ar fresco e o exercício físico fazem maravilhas.

  2. Ouvir música e, se possível, cantar junto, especialmente as canções favoritas (os cientistas descobriram que ouvir música, e especialmente cantar, melhora a comunicação com pessoas com demência).

  3. Leia um livro, um jornal ou uma revista em voz alta. Quase toda a gente gosta de ouvir boas histórias.

  4. Jogar às cartas ou a um jogo de tabuleiro, ou fazer um puzzle em conjunto. Ajuda a estimular a mente.

  5. Ver um filme ou uma série antiga famosa (na televisão ou em DVD). No final, podem discutir o enredo e as vossas personagens preferidas.

  6. Desenhar, colorir ou pintar em conjunto. A criatividade é divertida.

  7. Resolva palavras cruzadas, sudoku e enigmas. São óptimos para aguçar a mente.

  8. Escreva cartas a um membro da família por ocasião do seu aniversário, aniversário ou férias próximas (por exemplo, Natal ou Páscoa). Será divertido pensar em alguém que ambos conhecem e de quem gostam.

  9. Peça a um amigo que traga o seu animal de estimação, sobretudo cães. Os animais têm um poder extraordinário de se relacionarem com as pessoas e de criarem um ambiente afetuoso. De facto, alguns hospitais e lares de idosos programam visitas de cães para se relacionarem com os doentes e residentes.

  10. Plantem juntos algumas sementes ou flores, ou simplesmente reguem as vossas plantas de casa. A sua evolução e crescimento proporcionarão temas de conversa interessantes.

  11. Juntem algumas flores e componham um ramo de flores em conjunto. As cores vivas e os cheiros agradáveis promovem o bem-estar.

  12. Definam a ementa da semana. Estimula a imaginação e ajuda a pensar no futuro.

  13. Façam uma viagem juntos, de carro, autocarro, elétrico ou comboio, a um parque de diversões, a um jardim zoológico, a um museu ..... Pode ser uma experiência agradável.

  14. Fazer um piquenique a dois ou com outros amigos/família. Outra boa desculpa para estar ao ar livre.

  15. Fazer um bolo ou biscoitos em conjunto. O exercício, por mais suave que seja, é ótimo quando se é obrigado a ficar em casa.

  16. Comprem diferentes variedades de frutos exóticos e comam-nos em conjunto, discutindo os seus nomes e origens. Para além de ser bom para a sua saúde, estimulará a sua imaginação.

  17. Sentem-se juntos num banco público e vejam o mundo a passar. Vão ficar surpreendidos com o que vêem.

  18. 18.- Dancem, façam alongamentos ou exercícios em conjunto, sempre adaptados à vossa condição física. É importante manter-se em movimento e fazer exercício regularmente.

  19. Criem um spa pessoal ou um salão de beleza em casa. Façam juntos uma manicura ou uma máscara. É divertido e muito relaxante.

  20. Faça um álbum de recortes com fotografias de revistas antigas. Deixe que o seu familiar escolha o tema.

  21. Reveja álbuns de fotografias antigas, recordações de família ou cartões de felicitações. Poderão trazer à tona fragmentos de memórias e histórias para partilhar em conjunto.

Acha que estas sugestões lhe podem ser úteis? Descarregar a lista em PDF

Descobre mais informações para cuidadores