Cuidar de alguém e a incontinência nocturna: como melhorar o sono do teu ente querido e o teu próprio

Mulher a ler na cama

O sono é extremamente importante para a nossa saúde. É tão importante como a alimentação e o exercício físico. Mas quando se está a cuidar de alguém que é incontinente ou precisa de ajuda para se manter de pé, garantir uma boa noite de sono pode ser um desafio. Felizmente, existem estratégias para tornar a vida mais fácil para ambos. Eis alguns passos que pode dar para minimizar a perturbação do sono e tornar a sua rotina de cuidados noturnos mais eficaz.

Excluir uma doença tratável

À medida que envelhecemos, o nosso corpo sofre inúmeras alterações que podem levar à necessidade de esvaziar a bexiga mais frequentemente durante a noite. O sono torna-se mais curto, a função renal diminui e a bexiga torna-se menos elástica. No entanto, por vezes, a culpa pode ser de uma doença tratável. Se suspeitar que é este o caso, consulte o seu médico para excluir uma infeção do trato urinário ou outra doença que possa responder ao tratamento.

Planeie os seus trabalhos de casa e adapte as suas rotinas diurnas e nocturnas de acordo com as necessidades do seu filho.

Não vale a pena ficar acordado toda a noite a preocupar-se com os cuidados a prestar ao seu familiar. Um truque para descontrair pode ser reservar um tempo durante o dia para refletir e planear. Escreva uma lista de tarefas para o dia seguinte. Sabendo que tem tudo sob controlo, pode conseguir adormecer.

Estas são medidas aparentemente óbvias, como evitar a cafeína e a ingestão excessiva de líquidos antes de se deitar e certificar-se de que esvazia os intestinos e a bexiga, mas podem fazer uma grande diferença. Se a pessoa de quem cuida dorme a sesta durante o dia, certifique-se de que não dorme tanto tempo que a impeça de dormir à noite.

Além disso, tente manter o seu ciclo de sono consistente e incentive-a a deitar-se à mesma hora todas as noites. Os medicamentos, como os diuréticos, também podem aumentar a sede e a ingestão de líquidos.Se isso provocar a necessidade de ir várias vezes à casa de banho, peça ao médico que substitua esses medicamentos ou que os administre durante o dia.

Incentivar hábitos favoráveis ao sono e evitar potenciais perigos

A rotina diária do seu ente querido inclui exercício suficiente e ar fresco? Existem fontes de dor ou irritação que podem contribuir para a insónia? Se sim, talvez seja altura de rever o tratamento da dor.

Preste atenção às suas actividades nocturnas - é demasiado estimulante ver televisão antes de se deitar? Talvez aquele copo de vinho tardio possa ser substituído por alongamentos, leitura ou música calma para promover um estado de espírito mais relaxado.

Uma ida à casa de banho no escuro pode facilmente provocar um acidente. Colocar uma cadeira de cabeceira ao lado da cama pode aumentar a segurança e simplificar todo o processo. Em alternativa, a instalação de luzes com sensores de movimento ajudará o seu familiar idoso a ver para onde vai quando precisa de ir à casa de banho às primeiras horas da manhã. Não se esqueça de limpar o caminho até ao destino e de remover tapetes e outros objectos que possam causar escorregadelas.

Cria um ambiente propício ao sono

Lembre-se que o seu sono também é importante. Se necessário, durma num quarto separado da pessoa de quem cuida. Organize o seu quarto de uma forma que seja propícia ao adormecimento, sem estímulos que possam causar ansiedade ou stress. Se necessário, utilize um monitor de bebé para se manter em contacto com a pessoa de quem cuida durante a noite. Se a demência estiver avançada e a deambulação nocturna for um problema, considere a possibilidade de instalar um alarme de cabeceira para o alertar se ele se levantar e sair do quarto.

Assegura uma gestão intestinal saudável

As perdas fecais nocturnas podem ser frustrantes e embaraçosas. Nas pessoas idosas, o contacto com as fezes danifica rapidamente a pele. Esvaziar o intestino durante o dia ajuda a minimizar o risco de perdas fecais nocturnas. Se o problema for a disenteria, o médico pode prescrever medicamentos para estimular a formação de fezes mais firmes.

Por outro lado, a obstipação pode responder a alterações na dieta, como o aumento da ingestão de líquidos e de alimentos ricos em fibras. O exercício físico, destinado a fortalecer os músculos do pavimento pélvico, também pode ajudar a manter movimentos intestinais saudáveis.

Cuida da pele frágil

O desconforto de um problema de pele pode ter um forte impacto no sono e, em alguns casos, contribuir para uma maior necessidade de urinar durante a noite. Para ajudar a manter o bem-estar da pele, TENA desenvolveu uma abordagem em três passos para as pessoas com .

  • Manter a pele seca usando os produtos TENA ProSkin que absorvem rapidamente os fluidos para reduzir a humidade da pele, tanto de dia como de noite.
  • Mantenha a pele limpa com os e cremes de limpeza TENA ProSkin.
  • Proteja a sua pele aplicando TENA ProSkin Creme de Zinco para peles sensíveis ou TENA Creme Barreira para eliminar a ação dos irritantes.

Conforto, apoio e proteção

Poderá não conseguir controlar a nocturna da pessoa de quem cuida, mas pode tornar a experiência muito menos desagradável. Certifique-se de que o produto para incontinência é suficientemente absorvente para durar toda a noite e que o utiliza corretamente para evitar irritações na pele e fugas na roupa de cama. Se as fugas continuarem a ocorrer, tente descobrir a causa: a absorção do produto é demasiado baixa, o produto soltou-se ou foi tocado durante a noite? Neste caso, pode ser necessário acolchoar a cama ou mesmo impermeabilizar o colchão.

Descobre os nossos produtos para cuidadores

Descobre mais informações para cuidadores