Para cuidar bem de um ente querido, é importante cuidar de si próprio. Se quer ser um bom cuidador, esteja atento aos primeiros sinais de stress e tome medidas para os eliminar a tempo.
Aqui estão seis dicas para reduzir o stress. Experimente-as na sua rotina diária e veja os resultados.
Sensibilização
Ser cuidador não é fácil, pode esgotar a sua energia e levar ao stress e à ansiedade. Felizmente, existe um remédio natural e eficaz: a meditação.
A atenção plena só é alcançada quando se vive cada momento plenamente; quando se está atento ou consciente do que se está a fazer e do que acontece à nossa volta; quando se está consciente dos seus pensamentos e sentimentos, sem se distrair com eles; quando se sente uma sensação de calma e alívio.
Também pode praticar meditação durante cinco ou dez minutos por dia. Tente sentar-se calmamente e preste atenção ao ritmo da sua respiração.
Existem até aplicações de mindfulness que pode descarregar para o seu telemóvel para treinar a sua concentração e o processo de meditação. Verificará que, ao aumentar a sua atenção a si próprio, o seu estado geral melhorará e o mesmo acontecerá com os cuidados que presta ao seu ente querido.
2. Uma carga de energia positiva
Como sabe, cuidar de si exige muita energia. No entanto, há várias coisas que pode fazer para recarregar as suas baterias. Aqui estão algumas ideias para experimentar quando estiver fora de casa:
- Quando apanhar o autocarro, tente sair uma paragem mais cedo do que o habitual e percorra a pé a distância restante.
- Utilize as escadas em vez do elevador.
- Estacione o seu carro e opte por uma bicicleta.
- E se tiver tempo para si, faça exercício físico e, se possível, acompanhado.
Lembre-se: um estilo de vida saudável ajuda-o a melhorar o seu bem-estar geral e dá-lhe energia para cuidar do seu ente querido.
3. Trazer a harmonia de volta à sua vida
Um pouco de música pode melhorar o seu humor. No carro ou no trabalho, ouvir música de que gosta fá-lo-á sentir-se mais sereno e relaxado. Está cientificamente provado.
Quando estiver a cuidar de um ente querido, utilize a música de que ambos gostam para criar momentos de harmonia e relaxamento.
4. Faz as coisas que gostas de fazer
De vez em quando, pode apetecer-lhe ficar na cama, ler ou ir ao cinema - faça-o! Cuidar de alguém não significa renunciar ao seu tempo livre. Apoie-se na sua família ou nos seus amigos para tentar gozar a vida e esquecer os seus deveres como cuidador.
5. Se precisar, peça ajuda
Não tente assumir todas as tarefas sozinho, pois acabará por se sentir stressado e frustrado. Peça a colaboração da sua família ou dos seus amigos, quer seja para partilhar as suas tarefas, para ter uma conversa com eles ou para ter algum tempo livre para si. Os seus familiares estarão mais dispostos a ajudá-lo no futuro quando virem o quanto se esforça como cuidador.
6. Cuida da tua saúde
Quando se cuida de alguém, é importante que também se mantenha saudável. Um estilo de vida saudável não só lhe dará a força necessária para fazer o seu trabalho como prestador de cuidados, como também reduzirá os seus níveis de stress. Uma alimentação equilibrada ajudá-lo-á a atingir este objetivo.
Evite alimentos ricos em gordura, como a carne e o queijo, e aumente a ingestão de fruta e legumes.
Evite bebidas com cafeína e cola. Embora possa pensar que lhe dão energia, afectam o seu sono.
Os alimentos ricos em açúcar têm o efeito secundário de o fazer sentir cansado.
Para se certificar de que come o melhor possível, consulte o seu médico sobre a melhor dieta para si, porque um cuidador saudável é um cuidador forte!