Coisas a considerar enquanto novo cuidador
Quando se torna um cuidador, o seu mundo muda. Os desafios que enfrenta são exclusivos da sua situação e da relação de prestação de cuidados em que está prestes a entrar. Há alguns aspectos fundamentais a ter em conta no início. Reunimos algumas perguntas e sugestões para discutir com a pessoa de quem cuida.
Acertar o básico
Quando se torna um cuidador, tem muitas perguntas a fazer. Mas, antes de mais, deve compreender o estado do seu ente querido, as tarefas a realizar e a forma de o fazer sentir seguro.
Compreendes o problema de saúde?
Fala com o médico do teu ente querido e pergunta-lhe sobre o diagnóstico, o estado de saúde e o que esperar. Analisa com o médico os diferentes tipos de cuidados e escolhe o que é melhor para o teu ente querido.
Do you need help with prioritising tasks?
Há muito a considerar quando és cuidador para garantir que o teu ente querido está confortável e bem cuidado. Identificámos cinco áreas-chave em que te deves concentrar, para te ajudar a definir as prioridades das tarefas.
O teu ente querido está seguro se for deixado sozinho?
Verifica se o ambiente em casa é seguro. Descobre que mudanças são necessárias para que a casa seja 100% segura e confortável e avalia a situação com o teu ente querido.
Escolher os produtos certos
Ao cuidar de uma pessoa com incontinência, é necessário obter o tipo certo de produto absorvente para as suas necessidades. Saiba como fazer as escolhas certas para o seu ente querido.
Sabes de que tipo de produto precisam?
Temos uma vasta gama de produtos absorventes concebidos para diferentes necessidades. Quer o teu ente querido seja móvel e independente, quer não se consiga movimentar muito bem, temos os produtos adequados para ele.
Qual a quantidade de absorção adequada para as tuas fugas?
O nível de absorção depende da quantidade de fugas que a pessoa de quem cuida tem durante o dia e/ou a noite. Ajudamos-te a encontrar a absorção certa para as suas necessidades.
Qual o tamanho de produto que melhor se adequa a eles?
É muito importante comprar o produto do tamanho certo para a pessoa de quem gostas. Se for demasiado grande, vai parecer volumoso e deixar escapar as gotas. Se for demasiado apertado, pode irritar a pele. Estamos aqui para te ajudar a encontrar o tamanho perfeito.
Não te esqueças de ti
Quando estás a cuidar de outra pessoa, pode ser fácil esqueceres-te de ti próprio e colocares as suas necessidades acima das tuas. Mas tens de encontrar um equilíbrio e cuidar de ti também.
Como é que estás a cuidar de ti?
É importante encontrar tempo para ti. Cuida da tua saúde, bem como da saúde do teu ente querido. Come bem, dorme o suficiente e mantém-te ativo. Dedica também algum tempo a cuidar da tua saúde mental.
Quem te pode ajudar nas tarefas de cuidados?
Faz uma lista de todas as tarefas para as quais precisas de ajuda. Pede ajuda à família e aos amigos e elaborem um plano em conjunto. Também podes procurar recursos locais de cuidadores que te possam apoiar.
És capaz de gerir o stress?
Ser um cuidador pode ter o seu preço, porque há muito para fazer e não é uma tarefa fácil. Mas nós temos algumas dicas sobre como gerir os níveis de stress, acrescentando algumas ideias à tua rotina diária.
Manter-se a par das finanças
Cuidar de um ente querido pode implicar uma grande responsabilidade financeira. Temos alguns artigos para o ajudar com a vertente financeira de ser um cuidador.
Como podes reduzir os custos dos cuidados?
Os custos da prestação de cuidados podem facilmente acumular-se se não estiveres atento a tudo. Reunimos alguns conselhos para te ajudar a prestar cuidados rentáveis ao teu ente querido, sem cortar nos gastos.
Existe algum apoio financeiro disponível?
Existem muitas opções para os cuidadores obterem ajuda financeira para ajudar a suportar os custos da prestação de cuidados. Desde obter apoio do governo até obter ajuda para as despesas domésticas.