A demência não é apenas uma doença. É um termo genérico para vários sintomas que podem ser causados por diversas doenças e tipos de lesões. Optámos por nos concentrar nas cincos formas mais comuns de demência, apesar de descrevermos resumidamente alguns dos outros tipos da doença.
Doença de Alzheimer – A doença torna a comunicação cada vez mais difícil. O diagnóstico precoce é importante.
Demência vascular – A demência vascular normalmente progride em pequenos ou grandes passos seguidos de acidentes vasculares cerebrais mais ou menos intensos.
Demência frontotemporal – A demência frontotemporal é uma das principais doenças degenerativas da demência.
Doença de Huntington – A Doença de Huntington é muito rara: Estima-se que 5 em cada 100.000 pessoas sofra desta doença.
Demência de Corpos de Lewy – Estima-se que a demência de Corpos de Lewy represente 2 a 20% de todos os casos de demência.
Demência combinada – A demência combinada está presente quando os sintomas representam mais do que um tipo de demência em simultâneo.
Doenças secundárias associadas à demência – As doenças secundárias associadas à demência abrangem oitenta doenças e lesões, por exemplo, tumores cerebrais, consumo abusivo de álcool e diversas deficiências.
Doença de Parkinson – A Doença de Parkinson é provocada por uma deficiência do neurotransmissor denominado dopamina e representa 1,2 a 3% de todos os casos de demência.