O meu ente querido tem uma deficiência mental

Pai a tomar conta da sua filha enquanto sorri

O nível de ajuda de que o seu ente querido necessita depende da sua saúde física e mental. É possível que tenha notado que ele ou ela já não é capaz de fazer tantas actividades como antes. Por vezes, esquece-se de coisas, evita ir à casa de banho ou tem mudanças de humor evidentes. Se cuidas de uma pessoa com estes sintomas, esta informação é para si. Aqui encontrará conselhos práticos sobre a melhor forma de cuidar de um ente querido com uma deficiência mental incontinente. No entanto, neste caso, também recomendamos que consulte um especialista.

Partilhar rotinas

Seguir uma rotina definida ajuda as pessoas com deficiências mentais a sentirem-se mais confiantes, especialmente quando se trata de aceitar ajuda para lidar com a . Pode ajudar a pessoa de quem cuida a ficar menos ansiosa e mais descontraída se definir a tarefa de mudar os pensos todos os dias, a horas específicas. Ao dizer e fazer as mesmas coisas enquanto muda os pensos, pode ajudá-la a aprender a esperar e a compreender onde é que esse momento se encaixa - entre as refeições, depois de uma sesta ou antes de ver televisão, por exemplo.

Se alguma vez tiver de delegar as suas tarefas de cuidados infantis a outra pessoa, seria sensato que o seu substituto se mantivesse fiel à sua rotina. Se o seu substituto continuar a fazer o que você faz, à mesma hora e no mesmo ambiente, o seu ente querido sentir-se-á menos desconfortável.

Criar o ambiente certo

Isto varia consoante o estado e a situação da pessoa que está a ajudar. Se a pessoa puder ir à casa de banho sozinha, certifique-se de que o caminho está livre de obstáculos. Tente criar um ambiente tão seguro quanto possível, instalando os produtos e dispositivos de segurança mais adequados. O objetivo é garantir que o seu ente querido utiliza o espaço disponível de forma confortável e segura. Eis alguns dos aspectos a que deve dar prioridade:

Examinar os pavimentos de todas as divisões que a pessoa de quem cuida pode atravessar - são escorregadios e representam um risco? Se a resposta for afirmativa...

  • Coloque perfis anti-derrapantes nas alcatifas.
  • Instale barras de apoio onde a pessoa de quem cuida possa precisar delas: junto à sanita, no chuveiro ou sobre a banheira.
  • Coloque um sinal bem visível na porta da casa de banho para que a pessoa de quem cuida possa identificá-la. Se necessário, substitua o assento tradicional da sanita por um de cor viva para o tornar mais visível; e se a pessoa tiver mobilidade reduzida, utilize apoios de elevação.
  • Coloque um caixote do lixo com tampa na casa de banho ou junto à cama para deitar fora os absorventes usados.
  • Opte por roupas confortáveis e fáceis de despir para vestir o seu ente querido: saias largas, calças com cordões, em suma, roupas que o façam sentir mais independente e que facilitem o seu trabalho.

Para mais conselhos práticos sobre a segurança do seu ente querido, incluindo a forma de o levantar e deslocar, visite as secções Segurança no lar e Ergonomia.

A importância da higiene

A higiene pessoal é um aspeto importante da rotina diária de toda a gente, especialmente para as pessoas com . No entanto, as coisas tornam-se mais complicadas quando se é cuidador a uma pessoa com sinais óbvios de deterioração física e mental.

As pessoas com demência podem ser menos cooperantes e mais hostis à mudança. Garantir uma higiene pessoal adequada à pessoa de quem cuida pode exigir muita paciência. Para além de ter de falar com a pessoa durante muito tempo para a convencer, a higiene pessoal pode demorar ainda mais tempo.

Cuidados com a pele dos idosos

Como sabe, na velhice, a nossa pele torna-se mais frágil e mais facilmente danificada. É por isso que requer cuidados especiais e rotinas de higiene suaves para ajudar a prevenir infecções e irritações. Isto é especialmente verdade quando o seu ente querido é incontinente, uma vez que a urina e as fezes podem danificar a pele. Para as pessoas idosas, uma boa higiene não só ajuda a manter a pele saudável, como também ajuda a relaxá-las, fazendo-as sentir-se mais saudáveis, mais limpas, mais frescas e mais confortáveis. São sentimentos que podem até aumentar a sua autoestima.

Os cuidados com a pele são compostos por três etapas: limpeza, regeneração e proteção. Para uma gama de produtos especialmente concebidos para a pele frágil das pessoas mais velhas, explore a gama de higiene TENA.

Descobre os nossos produtos para cuidadores

Descobre mais informações para cuidadores