Cuidar de um pai ou mãe idoso, de um ente querido ou de um amigo com problemas urinários em casa é uma tarefa difícil. Se essa pessoa também sofrer de demência, o desafio é ainda maior. Com um diagnóstico de demência, as tarefas habituais de cuidar de uma pessoa idosa, como ajudar a ir à casa de banho, usar produtos para ou monitorizar a saúde da pele, assumem uma dimensão totalmente nova.
TENA ajuda milhões de cuidadores a gerir eficazmente os problemas urinários e a incontinência dos seus entes queridos com pensos absorventes, produtos de higiene pessoal e de cuidados da pele. Também oferecem às pessoas idosas uma melhor qualidade de vida. Ao lidar com a incontinência, se o seu ente querido tiver demência, procure respostas para as seguintes perguntas-chave
- Ele ou ela é incapaz de comunicar a necessidade de ir à casa de banho?
- Não consegue encontrar, reconhecer ou usar a casa de banho?
- Recusa a sua ajuda por vergonha ou embaraço?
Enquanto cuidador, é importante compreender e reconhecer estas situações. Ao mesmo tempo, existem muitos recursos disponíveis para melhorar a qualidade dos cuidados que presta. Compilámo-los na lista que se segue. Ponha em prática estas recomendações e ajudará o seu ente querido a sentir-se melhor e o seu nível de stress diminuirá consideravelmente.
Recomendações para reduzir o stress e fazer com que o seu ente querido se sinta melhor
INCENTIVO - Encoraje a pessoa assistida a pedir ajuda, envolva-a e informe-a do que está a fazer. É importante obter a sua aprovação e fazê-la sentir que está a contribuir para os seus cuidados.
LUZ - Deixe a porta da casa de banho aberta e as luzes acesas durante a noite. Os sensores de movimento para a luz também são bons, assim como a mesa de cabeceira ao lado da cama.
CÓDIGO DE CORES - Marque a casa de banho, o interrutor da luz e o assento da sanita com cores contrastantes: o código de cores ajuda as pessoas com demência a refrescar a memória. Um assento de cor viva, por exemplo, também pode ser útil para facilitar a orientação da pessoa.
ROUPA PRÁTICA - Utilize roupa que seja fácil de vestir e despir.
ESCOLHA OS PRODUTOS DE CERTOS - Se a pessoa de quem cuida usa produtospara incontinência, as TENA Pants podem ser a melhor alternativa devido à sua facilidade de utilização. Além disso, escolha o tamanho e a capacidade de absorção correctos: clique aqui para encontrar o produto certo da gama TENA.
Não falteàs idas à casa de banho - Estabeleça um horário para as idas à casa de banho e não falte a nenhuma delas porque, no caso de um acidente, o embaraço pode prolongar-se e levar a que a pessoa de quem cuida se recuse a ir à casa de banho.
ESTABELECER ROTINAS E SINGULARIDADES - As pessoas com mais de 60 anos vão normalmente à casa de banho 4 a 6 vezes durante o dia e uma vez à noite. Adapte esta rotina às necessidades da pessoa de quem está a cuidar e seja flexível se notar que ela precisa de ir mais vezes à casa de banho.
NÃO UTILIZAR SUPLEMENTOS PARA A CASA DE BANHO - Nunca utilize produtos para incontinência para substituir as idas à casa de banho.
SER POSITIVO - Elogiar e manter uma atitude positiva faz maravilhas!
ESVAZIAR A BEXIGA CORRECTAMENTE - Quando a pessoa de quem cuida vai à casa de banho, certifique-se de que ela esvazia a bexiga o mais possível. Para as pessoas com incontinência, esvaziar completamente a bexiga durante uma ida à casa de banho tem muitas vantagens, porque reduz a probabilidade de as bactérias crescerem na urina residual e causarem infecções do trato urinário e da pele. O esvaziamento completo também proporciona maior conforto ao seu ente querido. No entanto, se a pessoa sofrer de demência e incontinência, as idas à casa de banho podem tornar-se um verdadeiro desafio.
Quatro dicas para um esvaziamento mais eficaz da bexiga
Eis as nossas quatro dicas para um esvaziamento mais eficaz da bexiga em pessoas com demência.
- Não tenha pressa: Não se apresse e certifique-se de que o local é calmo e tranquilo. Ajude-o a encontrar uma boa posição sentada, apoiando os pés e inclinando-se para a frente. Pode também ajudá-lo a mudar de posição sempre que necessário.
- Utilize uma almofada: Em caso de fragilidade ou magreza extrema, utilize uma almofada macia para tornar o banho mais confortável.
- Mostre-lhe como fazer - Pode acontecer que a pessoa com demência não saiba o que quer que ela faça. Nesse caso, mostre-lhe como se deve sentar na sanita.
- As aplicações móveis podem ajudar: Existem aplicações para telemóveis que reproduzem o som da água a correr. Pode utilizá-las para facilitar a urinação do seu ente querido.
É importante conhecer as necessidades específicas da pessoa com demência, pôr em prática os nossos conselhos todos os dias e ajudá-la a aliviar-se da forma mais eficiente e confortável possível. Esperamos que estas informações façam uma diferença positiva na vida do seu ente querido e na sua qualidade de cuidador.
Para saber mais sobre como os produtos TENA podem ajudar a pessoa de quem cuida, clique aqui.