Perguntas frequentes

Cuida do teu ente querido

Função da bexiga

Sempre que come ou bebe, o seu corpo absorve líquidos. Os rins são responsáveis pela filtragem dos produtos residuais através da produção de urina. A urina flui num fluxo contínuo dos rins para a bexiga, que se expande lentamente. Quando a bexiga está cheia, o cérebro recebe um sinal que indica a necessidade de ir à casa de banho. Uma vez sentado na sanita, o cérebro comanda o músculo principal da bexiga para se contrair e expelir a urina. Ao mesmo tempo, os músculos de apoio (ou músculos do pavimento pélvico) que rodeiam a uretra (a saída da bexiga) são instruídos a relaxar e a deixar passar a urina.

Com que frequência é que a bexiga se esvazia?

Depende de factores como a idade, a dieta, a saúde geral e a condição física, bem como da toma ou não de medicação. Em média, a bexiga é esvaziada quatro a oito vezes por dia, com micções nocturnas ocasionais.

E se a pessoa de quem cuido bebesse menos líquidos, a situação melhoraria?

Não. Ao beber menos, a urina fica mais concentrada, ou seja, mais escura e com mau cheiro, o que pode irritar a bexiga e obrigar a pessoa a urinar com mais frequência. Também aumenta o risco de infecções do trato urinário. É bom encorajar o seu ente querido a beber a quantidade habitual de líquidos ou a beber sempre que sentir sede. No entanto, é também uma boa ideia evitar que ela beba demasiado, uma vez que isso não só não é saudável, como pode pô-la doente.

O que devo fazer se ele não quiser cooperar?

Se o seu ente querido não quiser cooperar, é provável que esteja simplesmente a tentar impor a sua vontade, numa tentativa de dominar melhor uma situação incontrolável. Isto é normal, por isso, o que fazer? Ouça as suas razões e queixas com calma e com uma atitude compreensiva. Tente explicar-lhe o seu ponto de vista e fazer-lhe ver que a vida mudou para ambos. Tente formular novas abordagens e propostas que sejam aceitáveis para ambos. E, caso o seu ente querido não aceite qualquer solução, não hesite em contactar outros prestadores de cuidados ou profissionais que o possam ajudar.

Posso obter apoio financeiro se cuidar de uma pessoa com incontinência?

Sim, os serviços sociais públicos tratam as pessoas que apresentam um pedido numa base casuística. Avaliam a sua situação, tendo em conta outros problemas de saúde que o seu ente querido possa ter, e concedem o apoio em função do grau de gravidade do seu estado de saúde.

Que tipo de produto TENA posso usar?

Depende da saúde física e mental da pessoa de quem está a cuidar. Escolher o produto certo para as suas necessidades pode fazer uma grande diferença no seu conforto, bem como reduzir o número de mudanças de pensos necessários. Em TENA, temos uma gama de produtos concebidos para diferentes tipos de . Para encontrar o que melhor se adapta às necessidades do seu ente querido, utilize o nosso seletor de produtos interativo.

Como é que os produtos TENA devem ser eliminados?

Deite os produtos TENA usados no lixo, no caixote do lixo cinzento e nunca na sanita. Para facilitar a mudança e a eliminação dos pensos, recomendamos que tenha um caixote do lixo com tampa na casa de banho ou no quarto.

Onde posso comprar produtos TENA?

Pode encontrar produtos TENA em farmácias e supermercados. Se uma farmácia não tiver em stock um determinado produto TENA, normalmente pode encomendá-lo a um grossista, mediante pedido.

Também pode encomendar os nossos produtos online em TENA Direct.

O que pode ser uma fonte de informação para ajudar e cuidar de um ente querido com incontinência?

Um sítio para começar pode ser o site da TENA. Dê uma vista de olhos. Recolhemos muitas informações de pessoas que cuidam de familiares ou amigos em casa.

Onde posso obter mais conselhos?

É sempre aconselhável consultar o médico de família ou um especialista se suspeitar que o seu ente querido possa ter problemas urinários.

Descobre mais informações para cuidadores