Enquanto prestador de cuidados, pode deparar-se com mudanças de humor ou comportamentos difíceis por parte do seu ente querido. Isto é normal e pode muitas vezes ser gerido dando espaço ao seu ente querido, falando com ele, fazendo-o rir ou distraindo-o, dependendo da situação.
De um modo geral, é melhor prevenir os comportamentos difíceis. As pessoas que precisam de ajuda são mais susceptíveis de experimentar sentimentos de solidão e aborrecimento que contribuem para o mau humor. Incentivar o seu ente querido a conviver com a família e os amigos e (se possível) ocupar o seu tempo com actividades de lazer, como caminhadas, cuidar de plantas, puzzles ou jogos de raciocínio, pode ajudar a minimizar estes momentos difíceis.
Se as mudanças de humor aumentarem ou se o comportamento desafiante se tornar mais frequente, é importante descobrir porquê. Se não tiver a certeza do que fazer, aconselhe-se com um médico ou profissional.
Se o seu ente querido sofre de uma doença como a demência, o comportamento agressivo é um sintoma muito comum. Quando o seu ente querido fica zangado ou agressivo, não é raro sentir-se magoado ou frustrado, mas lembre-se que as reacções dele são uma consequência da doença e não uma escolha pessoal. Pense no que pode fazer para o ajudar, seja consultar um terapeuta ou procurar ajuda externa nos serviços sociais. Na Internet, pode encontrar recursos e organizações que lhe darão apoio e aconselhamento.