Se sente uma vontade constante de urinar, ou é doloroso quando o faz, poderá ter uma infeção do trato urinário (ITU). As ITU não são comuns em homens jovens, mas determinadas condições e mudanças relacionadas com a idade podem aumentar o risco. Aqui encontra alguns sinais de como pode reconhecer e até evitar uma infeção.
O que é uma infeção do trato urinário?
As ITU podem acontecer quando bactérias prejudiciais invadem o trato urinário. Normalmente, a infeção é causada pelas nossas próprias bactérias que vão para locais onde não pertencem. A mais comum destas bactérias é a E. coli, que normalmente vive no intestino, mas existem muitas outras que podem ser responsáveis.
Estes são os sintomas mais comuns deste tipo de infeção:
Dor ou sensação de ardor ao urinar
Um desejo frequente de urinar e frequente
Urinar apenas pequenas quantidades de cada vez
Vestígios de sangue na urina
Urina que se apresenta escura, turva ou com odor forte
Sensação de frio, nem sempre acompanhada de febre
urinária repentina
É importante sublinhar que algumas doenças sexualmente transmissíveis podem apresentar sintomas semelhantes a uma ITU.
Quais são os diferentes tipos de ITU?
O tipo de ITU mais frequente ocorre no trato urinário inferior, infetando a uretra e a bexiga. Estirpes altamente virulentas, quando não são tratadas, podem propagar-se para os ureteres e rins, no trato urinário superior. Os sintomas de ITU superior são consideravelmente piores e podem incluir dores nas costas, náuseas e febre. A febre pode indicar que as bactérias estão alojadas na .
Quando não é tratada, uma ITU superior pode causar danos nos rins e existe o risco de a infeção entrar na corrente sanguínea e espalhar-se ainda mais, denominada urosépsis, uma condição que requer cuidados intensivos. Por isso, se suspeita que tem uma ITU, procure o seu médico para obter um diagnóstico e tratamento adequados. Quanto mais cedo procurar ajuda, mais fácil será a recuperação.
Tratamento e alívio de sintomas
Geralmente, os antibióticos são um tratamento eficaz para uma ITU. Uma análise à urina é necessária para identificar qual a bactéria responsável pela infeção e qual o antibiótico que será mais eficaz.
O que pode fazer para aliviar os sintomas?
Beber líquidos suficientes ajuda a remover as bactérias da bexiga.
Utilize medicamentos para diminuir a dor, reduzir a febre e a inflamação.
Coloque um pano aquecido na parte inferior das costas ou estômago para aliviar a dor.
O que causa uma infeção urinária?
Para os homens com mais de 60 anos, as infeções tornam-se mais comuns, normalmente associadas ao aumento da , mudanças relacionadas com a idade e outras doenças que são mais predominantes à medida que envelhecemos. O aumento da próstata pode reduzir o fluxo de urina e dificultar o esvaziamento completo da bexiga. A urina restante pode então atuar como um meio de desenvolvimento de bactérias.
Como evitar as ITU?
Tentar sempre esvaziar completamente a bexiga é um dos passos mais simples de evitar as ITU, de forma a evitar que as bactérias entrem no trato urinário. Além disso, identificar o aumento da precocemente de modo a receber o tratamento adequado pode reduzir futuros problemas na próstata.
Algumas dicas para evitar as ITU:
Mantenha a zona genital limpa e seca
Mantenha-se hidratado para ajudar a remover as bactérias
Retire os produtos para a sujos, da frente para trás
Se tem problemas em esvaziar a bexiga, aguarde alguns momentos e mude de posição depois de terminar de urinar e experimente novamente. Isto pode incentivar a urina a sair, reduzindo o risco de infeção.
“As infeções do trato urinário são mais comuns nos homens com mais de 60 anos.”