A importância de dormir bem para viver melhor
Dormir bem é tão essencial para o nosso corpo como mantermos uma alimentação saudável. Contamos-lhe porquê e damos-lhe alguns conselhos para conseguir um descanso efetivo.
Dormir bem é tão essencial para o nosso corpo como mantermos uma alimentação saudável. Contamos-lhe porquê e damos-lhe alguns conselhos para conseguir um descanso efetivo.
São-lhe certamente familiares as palavras “dormi apenas cinco horas”, “nunca tenho tempo para fazer uma sesta” ou “há dias que não durmo bem”. Mas o pior é que geralmente damos pouca importância ao facto de dormir e descansar pouco.
No entanto, a falta de sono causa muitos efeitos secundários e, inclusive, pode provocar problemas a nível metabólico, imunológico e psicológico, entre outros.
Segundo um estudo da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, os adultos com menos de 65 anos devem dormir de sete a nove horas para renderem plenamente nas suas atividades diárias.
Além disso, dormir bem contribui também para a prevenção de certas doenças. Por exemplo, está demonstrado que para o mesmo universo do dado anterior (homens com menos de 65 anos) dormir pelo menos seis horas* por dia reduz em 29% o risco de desenvolver cancro da .
Entre as várias vantagens de descansar de forma suficiente encontramos a prevenção de acidentes, especialmente automobilísticos, e o melhoramento do estado de espírito.
Adotar pequenos hábitos diários pode ajudar a ter um sono mais contínuo e sem interrupções a meio da noite, que podem dificultar o nosso tempo de descanso. Deixamos-lhe cinco conselhos para o seu tempo de descanso ser mais reparador:
Evite beber álcool ou qualquer outra bebida estimulante umas horas antes de dormir. Procure não comer nada três horas antes de ir para a cama de forma a que o seu corpo já tenha feito a digestão quando se for deitar.
Sabemos que vivemos conectados através de muitos dispositivos, mas é recomendável prescindir dos ecrãs (telemóvel, tablet, televisão, computador...) umas horas antes de ir dormir.
Às vezes custa-nos despertar de manhã e vamos atrasando o momento de nos levantar. Porém, o melhor para a saúde é levantarmo-nos logo que toque o despertador. Desta forma, evitaremos a sensação de cansaço, pois o nosso cérebro não dará início a um novo ciclo de sono.
Se pratica desporto, não se esqueça de o fazer antes das 19 horas para que o seu corpo não se ative em demasia e, depois, não o deixe dormir durante a noite.
A sesta é sempre uma boa ideia. Previne cardiopatias, reduz a tensão arterial, aumenta a concentração e ajuda-nos a recuperar horas de sono, além de outros benefícios. Porém, é recomendado não ultrapassar os 30 minutos de sesta e fazê-lo entre as 13 e as 17 horas, preferencialmente num espaço cómodo e agradável.
Com a prática destas recomendações simples poderá conseguir uma boa rotina de sono que lhe oferecerá um maior bem-estar geral logo a partir dos primeiros dias. No entanto, os principais benefícios de um bom descanso vão ser sentidos a mais longo prazo.
*Fonte: American Cancer Society.