Conselhos sobre como perder barriga nos homens (sem abdominais!)

Sugerimos-lhe uma série de regras muito eficazes para perder a barriga nos homens, especialmente a famosa “barriguinha”... Mas isto não significa que tenhamos truques mágicos. Se quiser que funcionem, tem de ser perseverante. Tenha em conta que não estamos apenas a falar de exibir um corpaço este verão; também vai melhorar a sua saúde. Tudo isto, prometemos, sem ter de fazer abdominais.

 

Embora para a maioria das pessoas se tratar de um problema estético, a gordura abdominal é também um risco para a saúde, especialmente dos homens. Uma concentração excessiva de tecido adiposo acima da cintura aumenta as probabilidades de doenças coronárias, além de diabetes, apneia do sono e, inclusive, certos tipos de cancro.

Felizmente, algumas alterações simples na alimentação e no estilo de vida ajudam a perder a barriga nos homens, libertando-o da “barriguinha” a mais. Se, além disso, reforçar os hábitos adquiridos com apps para melhorar a saúde, os benefícios serão duradouros. Começamos?

Se quer perder barriga, altere a sua dieta

Esse “pneu” não surgiu da noite para o dia, pois não? Álcool (não conhecemos a barriga cervejeira por acaso), fritos e fast food fizeram a sua parte. Sabemos que será difícil, mas:

  • Hidratos. Reduza os hidratos de carbono que nos chegam das farinhas brancas ou refinadas (como o pão ou a massa) e de certos cereais. Se estiver a pensar comer arroz, que seja integral.
  • Proteínas. Aumente a ingestão de proteínas presentes nas carnes magras, peixe ou ovos. Vai sentir-se saciado durante mais tempo e manterá a musculatura, ajudando-o a perder a barriga.
  • Verduras. Coma mais legumes, frutas e hortaliças, embora nem todos: bananas (pelo alto teor de açúcar) e batatas (pelos hidratos de carbono) não deveriam fazer parte da sua dieta.
  • Lácteos. Evite os lácteos ou, pelo menos, limite o seu consumo aos baixos em gordura.
  • Álcool. Certamente já o imaginava, mas o álcool, o açúcar e os molhos estão proibidos.
  • Líquidos. Beba água ou infusões (sem adoçantes, claro) e fuja dos sumos (pelo seu excesso de açúcar, presente na fruta).

Défice calórico: necessário para perder peso

Se o seu objetivo, além de se livrar da “barriguinha”, for perder peso, consulte um médico para definir o regime mais adequado à sua idade e estilo de vida. Deve criar um défice calórico, ingerir menos calorias do que as que gasta, para ver os quilos a baixar na balança. Porque não fazer um diário dos alimentos que ingere para controlar as quantidades?

É importante, contudo, que um programa de perda de peso seja levado a cabo sob a orientação de um especialista em nutrição. Não se trata de passar fome, mas antes de comer quantidades ajustadas e fazer um bom controlo dos níveis de alimentos ingeridos.

Uma regra básica que o pode ajudar a desenhar uma dieta para perder barriga e peso é o famoso método do prato. Cada prato de comida, ao almoço ou ao jantar, deve conter o seguinte:

  • 50% de legumes e hortaliças;
  • 25% de proteína;
  • 25% de carboidratos.

Perder barriga... enquanto relaxa

O aumento de atividade física também ajuda a perder a barriga nos homens, embora certos exercícios sejam mais eficazes do que outros. Para compensar as más notícias sobre a cerveja que deixará de beber, deixamos aqui um boa: se não quiser, não precisa de fazer abdominais, pois funcionam para definir a musculatura, mas não para fazer desaparecer a temida barriga.

Se quer perder a barriga, corra, ande de bicicleta, nade ou caminhe. A atividade aeróbica é fundamental para acelerar o metabolismo. O ideal, de facto, são 45 minutos por sessão, para “queimar” os ácidos gordos, aqueles que alimentam a sua “barriguinha”.

Existe uma forma de fazer trabalhar todo o corpo e melhorar os resultados: praticar pilates ou ioga. A maioria das posições e movimentos destas disciplinas implicam equilíbrio e precisão, que é conseguido com a ativação da nossa zona central. Com o ioga, além disso, vai reduzir o cortisol, uma hormona que faz com que armazene gordura à volta da cintura e que se liberta quando está stressado. Relaxando-se, não estará apenas a dizer adeus à ansiedade, mas também à sua barriga.

Já pensou na medicina estética?

São cada vez mais os produtos cosméticos dirigidos aos homens (como os cremes para reduzir o abdómen) e muitos não duvidam em submeter-se a tratamentos como sessões de dermolisis, dermoplastia ou infiltrações, que diminuem a gordura localizada de forma rápida e duradoura, sem passar pela cirurgia.

Esta, no entanto, também é uma possibilidade. Se estiver interessado, informe-se sobre as técnicas que, através de cirurgia, vão esculpir a sua silhueta e definirão os seus músculos, eliminando o tecido adiposo que tenha em excesso.

E nunca se esqueça, consulte sempre um especialista antes de se lançar no combate à gordura abdominal: os seus objetivos serão mais claros, os resultados mais duradouros e não se desmotivará.

Artigos Relacionados