O Método Hipopressivo foi criado nos anos 80 pelo doutor em Motricidade Marcel Caufriez. O médico belga procurava exercícios para melhorar a zona abdominal e o pavimento pélvico, mas durante o seu trabalho de investigação observou que estes exercícios também promoviam melhorias respiratórias, aumentavam a flexibilidade e os glóbulos vermelhos, retificavam posturas e reduziam o perímetro da cintura, entre outras vantagens.
“Os exercícios do pavimento pélvico não só ajudam a aumentar o controlo sobre a musculatura perineal, melhorando a capacidade para conter a urina, como também melhoram a capacidade de ereção do pénis, que é fundamental para a penetração”, afirma o doutor Miguel Muñoz-Cruzado y Barba, Presidente da Associação Espanhola de Comunicação da Saúde.
A explicação é simples: quando os músculos do pavimento pélvico têm uma força, tonificação e flexibilidade adequadas são capazes de contrair e relaxar à vontade (garantindo a continência, mas também a correta eliminação da urina e evacuação das fezes) e proporcionam mais qualidade nas relações sexuais do que uns músculos debilitados ou excessivamente tonificados e rígidos.