Há dois planos da sua vida em que se deve focar neste processo. Primeiro, em ser você próprio: reserve tempo para si, o prazer puramente pessoal é imprescindível; leia, faça exercício, vá ao cinema e desfrute dos seus passatempos.
Em segundo lugar, fixe-se no ambiente que o rodeia: sentir que fazemos parte de algo maior do que nós é um elemento básico para a autorrealização, preste atenção à família, aos amigos e às ocupações; não se esqueça que o amadurecimento oferece-lhe vantagens em todos estes campos.
E também a nível sexual, quem é que disse que o sexo acabou? Nem pensar! Talvez seja diferente, mas é igualmente satisfatório; agora conhece-se melhor a si próprio e, como se diz, a experiência é um posto.
Atualmente, o cânone de beleza é implacável. A sociedade parece transmitir a mensagem de que “envelhecer é mau”. Não se sinta deprimido pelas imagens de homens depilados com os músculos bem definidos. Não se esqueça de que os jovens “reais” também não são assim. Além disso, há um ponto em toda esta história que joga a seu favor, o homem mais velho é retratado como um verdadeiro mito sexual: faz parte do imaginário do cinema, da literatura, das fantasias da sua vizinha... Pergunte e irá perceber que os cabelos grisalhos são mais sensuais do que julga.