Uns chamam-na de mau humor do homem maduro, outros falam da menopausa do homem e os especialistas denominam-na por síndrome da irritabilidade masculina. Acontece que a partir dos 50, não surgem apenas alterações físicas, mas também emocionais. São as ditosas hormonas que também afetam, e de que maneira, o seu humor.
Como sugere o nome, o principal sintoma da síndrome da irritabilidade masculina é o mau feitio e as zangas por qualquer coisa. A depressão e a falta de confiança em nós mesmos podem ser tanto sintomas como consequências.
As mudanças hormonais podem provocar dificuldade de concentração, problemas para dormir e falta de energia para enfrentar cada desafio diário. Também pode ganhar peso ou ter menos desejo sexual. Todos estes sintomas afetarão a forma como interatua com a sua companheira ou com as pessoas que vivem à sua volta, mas o mau humor será um dos mais notados pelas pessoas mais próximas
O que causa o mau humor nos homens?
A andropausa (menopausa masculina) está associada a uma diminuição da testosterona, uma hormona natural associada ao estado físico, à energia e ao desejo sexual. São condições todas elas que influenciam a qualidade das relações pessoais. É importante agir. Quando descarrega a sua irritabilidade sobre os demais, muitas vezes, sente-se mal consigo mesmo e isso contribui para alargar o fantasma da depressão. E ao invés: os homens deprimidos costumam ser mais irascíveis e ter mau humor, mas amiúde não o reconhecem como um sintoma de depressão. Por isso acontece haver tantos homens sem diagnosticar nem tratar.
Como posso controlar o problema?
A gestão da irritação, que inclusive pode evoluir para ira, parte do reconhecimento da sua existência. Conhecer que há reações desproporcionadas em relação aos acontecimentos do dia a dia. Estes seriam bons conselhos a seguir para evitar o mau humor nos homens:
- Ouça a sua companheira e amigos quando falam consigo das suas alterações de humor.
- Investigue técnicas de relaxamento e redução do stress, como podem ser a meditação, o yoga ou os exercícios de respiração especificamente pensados para encontrar a calma.
- Faça mais exercício. Meia hora por dia já seria fantástico para o seu humor. As endorfinas libertadas pela atividade física ajudam a superar os sintomas da depressão e os estados de espírito negativos como a irritabilidade.
- Aprenda a reconhecer com humildade que tem um problema emocional (que é transitório e tem solução).
- Siga uma dieta saudável para o coração. A dieta mediterrânica costuma ser uma boa opção.
- Mantenha um peso saudável: ajudará a estabilizar os níveis de testosterona.
- Incorpore na sua alimentação frutas, verduras, cereais integrais, proteínas magras, frutos secos e alguns produtos lácteos meio-gordos ou magros. Corpo são, mente sã.
- Reduza o consumo de alimentos e bebidas com açúcares como os refrescos ou a comida rápida, maus hábitos que lhe provocarão falsas sensações de euforia.
- Reduza ou elimine o consumo de álcool e excitantes.
- Estreite ainda mais a relação com a sua companheira ou as pessoas mais íntimas.
- Não renuncie a uma terapia médica se vir que não é capaz de controlar a situação pelos seus meios.
O médico é o seu amigo
Controlar a testosterona costuma ser um grande primeiro passo para diagnosticar qualquer alteração de humor que possa dever-se a alterações hormonais relacionadas com a idade. Como sempre, o médico será o seu melhor amigo e o conselho dele será rigoroso. O nível de testosterona no sangue pode permitir-lhe conhecer a sua situação hormonal e dar-lhe pistas sobre onde está a base dos câmbios no seu estado de espírito.
O mau humor dos homens devido à síndrome de irritabilidade masculina está diretamente relacionado com uma diminuição nos níveis de testosterona, uma das principais opções de tratamento é a terapia de substituição de testosterona. As injeções regulares de uma versão sintética da hormona podem ajudar frequentemente a restaurar a vitalidade e outras características afetadas pela diminuição dos níveis hormonais. O seu médico vai aconselhá-lo sobre se será benéfico para si submeter-se a este tratamento.