Como tirar partido das entradas
Nem um cabelo fora do lugar, nem que sejam poucos. Recomendamos uma série de penteados e cortes de cabelo para quem já tem entradas.
Nem um cabelo fora do lugar, nem que sejam poucos. Recomendamos uma série de penteados e cortes de cabelo para quem já tem entradas.
Uma das maiores preocupações estéticas para os homens é a alopecia.
A calvície é hereditária e inevitável. Alguns começam a sofrer deste problema ainda antes dos 30 anos de idade, e conforme os anos vão passando, também a força dagravidade parece afetar o cabelo. Atualmente existem diferentes técnicas que ajudam a resolver este problema, como o microenxerto ou as fibras capilares. No entanto, trazemos-lhe uma alternativa mais económica: um corte de cabelo adequado pode ser o seu melhor aliado para esconder a calvície. Brilhe com um visual adequado e não volte a ouvir comentários como: “Tens isso tudo a descoberto”.
A seguir apresentamos-lhe uma série de cortes ideais dependendo da zona e do seu grau de calvície. Assuma a realidade e procure a opção que mais gosta. Bruce Willis, Brad Pitt, Hugh Laurie, Stephen Dorff ou George Clooney são exemplos perfeitos de homens que conseguem disfarçar muito bem as entradas e que a alopecia não é, nem de perto, um problema.
Os cortes de cabelo masculinos para disfarçar a queda de cabelo baseiam-se em duas máximas: esconder as entradas e a falta de cabelo na coroa. Para o primeiro problema, um truque que nunca falha é desviar a atenção para outro ponto da cabeça através do penteado. Que tal deixar crescer um pouco a franja e o cabelo das laterais? Para a falta de cabelo na coroa, o melhor é deixar o cabelo bem curto, para que não se note o contraste entre as zonasmais povoadas e aquelas com falta de cabelo.
Peça ao seu cabeleireiro que lhe faça camadas em diferentes níveis na zona onde haja menos volume de cabelo, para que se misturem com a zona com mais quantidade. Este corte é indicado para os homens que, apesar de terem bastante cabelo nas laterais e na parte posterior da cabeça, têm pouco cabelo na zona frontal. Para fazê-lo terá de deixar crescer um pouco o cabelo para que possa jogar com ele. Com este visual, consegue-se um penteado moderno com uma aparência irregular, que fica muito bem com quase todas os formatos de cara.
Dica básica: ao deixar o cabelo curto nas zonas onde este é mais grosso, ou seja, onde tem mais cabelo, consegue-se uma sensação de uniformidade e parece que onde há menos cabelo, clareia menos. Esta opção é perfeita para os homens que têm uma ligeira recessão à frente ou lhes começa a escassear o cabelo na coroa, uma vez que não requer muito esforço para misturar os pontos de calvície.
À medida que o cabelo começa a faltar, considere a possibilidade de mudar de corte. Se a perda de cabelo não for muito acentuada, opte por juntar o cabelo ou fazer um rabo de cavalo. A ideia é que a atenção se centre na sua cara e não no seu cabelo. Experimente com um risco ao lado ou, caso não goste de fazer risco, despenteie-se utilizando um spray de volume para aparentar uma maior quantidade de cabelo.
Está a ficar careca? Esta é uma opção. Abdique do cabelo e assuma a calvície. Acima de tudo, tem de se sentir confiante para aparar ou rapar o cabelo todo. O que não faltam são modelos de virilidade sem um único cabelo: Vin Diesel ou Jason Statham são um exemplo disso.
Complemente também este visual com uma barba bem tratada. Existem muitas opções, basta escolher uma.
Aqui o truque é deixar a zona lateral muito curta, com um corte esbatido que vai desde a parte de cima, com mais cabelo, até às orelhas, onde se rapa praticamente tudo. Na parte superior, pode-se jogar com as madeixas e pentear para os lados. Ao combinar longitudes, a atenção dada às zonas mais afetadas é desviada para o corte.
· Não aos “cortinados”. Evite acima de tudo deixar crescer o cabelo onde este não caiu e utilizá-lo para cobrir as zonas calvas. Fica pior.
· Evite pentear-se para trás ou a aparência de capachinho: não favorece e deixa as entradas a descoberto.
· Cuidado com os alisadores e o secador: enfraquecem o cabelo. Não utilize temperaturas muito altas e tente manter alguma distância quando secar o cabelo, de forma a não danificar o couro cabeludo.
· Pode utilizar gel de fixação ou laca, mas tenha especial cuidado ao aplicá-los, faça-o diretamente sobre o cabelo e procure evitar que o produto entre em contacto com a pele, de forma a não danificar o folículo.