Cuidar do meio ambiente é algo que está nas nossas mãos e, por isso, devemos fazer pequenos esforços para cuidar do mundo em que vivemos. E que melhor motivação que a económica. Tem aqui dez coisas (muito simples) que pode incorporar na sua vida para fazer do planeta um lugar mais sustentável e poupar dinheiro ao final do mês.
1. Recicle e reutilize
Antes de deitar algo fora, pense nos famosos três R’s: se pode reutilizá-lo, reciclá-lo ou repará-lo. Tenha em conta que se não é útil para si, pode ser para outra pessoa ou pode ser reparado por alguém para lhe dar uma nova vida. Experimente aplicações de intercâmbio ou de compra e venda de produtos em segunda mão!
2. Evite a comida ultraprocessada
Além de ter muito aditivos, conservantes, corantes, etc, a comida ultraprocessada costuma utilizar mais embalagens do que o necessário para embalar e é mais cara. Prefira os produtos naturais, frescos, de quilómetro zero e, sobretudo, para que sejam mais económicos, da época.
3. Use recipientes de vidro em vez de garrafas de plástico
Sem dúvida, as garrafas de água tão comuns nas nossas vidas não são precisamente o plano mais ecológico e económico. Some a quantidade de plástico e euros que se gastam no uso de uma garrafa diária... O ideal é usar garrafas de vidro e enchê-las. Ou aqueles termos tão úteis que mantêm as bebidas a uma temperatura ideal. E em vez de comprar latas de cerveja, por exemplo, compre garrafas que se podem reciclar. As latas poluem mais.
4. Reduza o uso do carro
Procure usar o carro o menos possível. Se vai trabalhar e não pode utilizar transportes públicos, tente partilhar o carro com vários trabalhadores. De outro modo, utilize uma bicicleta, autocarro, metro ou outra alternativa mais económica e barata.
5. Desligue da tomada os aparelhos que não utilize
Manter os eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos ligados à rede elétrica é um gasto desnecessário. Podem desperdiçar até 33% da energia, o que é muito. Deixá-los ligados é desperdiçar luz. E mais ainda nos tempos que correm! A noite é o momento propício para desligar tudo o que possa.
6. Utilize lâmpadas LED
Além de serem um símbolo de modernidade, as lâmpadas LED duram muito mais que uma lâmpada convencional e constituem uma verdadeira poupança para a carteira e para o meio ambiente. Não se esqueça de as reciclar corretamente quando deixem de funcionar.
7. Não use aerossóis com CFC nem químicos
Tente eliminar da sua vida os aerossóis com CFC (clorofluorcarbonos), uma vez que são os que destroem a camada de ozono e contribuem para o efeito estufa. E substituir os produtos de limpeza por produtos naturais é também outro excelente investimento na saúde pessoal e global. São muito prejudiciais para o meio ambiente e praticamente todas as casas podem ser limpas com sabão, vinagre e limão. A sua pele também vai agradecer.
8. Feche a torneira
Quando estiver a lavar os dentes, a preparar-se ou na casa de banho, lembre-se de não ter a torneira aberta se não estiver a usar água. Desta forma, poupará muitíssima água e baixará o preço de fatura. É também um bom conselho tentar passar o menor tempo possível no duche. Cada vez que se lava utiliza 10 litros de água, mas quase nunca é necessário utilizar esta quantidade de água.
9. Dê prioridade aos produtos certificados e de qualidade
Estes produtos são o futuro: respeitam os padrões de produção e o meio ambiente e poluem muito menos durante o processo de criação. Além disso, se forem de qualidade, durarão muito mais tempo e terá de comprar com menos frequência. Recorde, o barato sai caro.
10. Opte por empresas comprometidas com o meio ambiente
Junte-se a quem cuida do planeta. A TENA teve sempre como objetivo proteger as pessoas e estabeleceu uma sólida aliança com o meio ambiente e os elementos que o integram. Pois não se trata só de proteger as pessoas, mas também do planeta.