... Abacate. Este está presente em todas as torradas e saladas deste verão, mas a alternativa são os espinafres. Têm fibra e vitamina C, apesar do abacate, além disso, ter ómega 3.
... Couve kale. Vitamina C e fibra são as principais virtudes da kale, mas os brócolos também têm estes mesmos nutrientes. Também o tomate tem estas propriedades. Além disso, o nível de gorduras saturadas do tomate é baixo e possui capacidades antioxidantes, graças ao licopeno, uma substância bioativa que lhe dá a cor vermelha. Já agora, se precisa de fibra e antioxidantes, o chocolate preto é outro dos seus aliados.
... Sementes de chia.Os ácidos gordos ómega 3 da chia são muito benéficos para a saúde, mas as sardinhas ou o salmão oferecem mais possibilidades à hora de cozinhar, não é? Se os preparar com azeite, o resultado vai ser multiplicado e muito mais saboroso. Além disso, poderá substituir a chia por sementes de sésamo: também têm fibra (ainda que em menor quantidade) e aumentam os níveis sanguíneos de antioxidantes, reduzem o colesterol mau e regulam o ritmo cardíaco, a tensão arterial e o açúcar no sangue.
... Bagas de góji. A framboesa e o kiwi também têm vitaminas C e E, potássio e magnésio. Outra opção são os mirtilos, que proporcionam um nível de imunidade similar ao organismo e previnem as infeções do trato urinário, os resfriados e a gripe.
... Quinoa. Poderá ser substituída por lentilhas, grão-de-bico ou nozes: todos estes alimentos não têm glúten e dão-nos zinco, ferro e gorduras “boas”. Além disso, as leguminosas têm um bom equilíbrio entre carboidratos ricos em fibra e proteínas de origem vegetal. Vão ajudar-nos a manter o sistema digestivo saudável. Os aminoácidos destes produtos são essenciais para a recuperação dos tecidos.
De qualquer modo, tenha em conta que nenhum superalimento, por si só, nos dá os nutrientes que necessitamos: é importante manter uma dieta saudável e equilibrada... E a dieta mediterrânica, como estará a pensar, é a ideal.