É um facto absolutamente científico e demonstrável. Para conciliar o sono, a temperatura corporal central deve descer aproximadamente meio grau. E para permanecer a dormir, a temperatura corporal ideal precisa de ser regulada porque de outro modo o cérebro ativará os alarmes e despertará em vez de repousar.
A vantagem de dormir nu é que ajuda o corpo a baixar a temperatura de forma mais rápida e a manter esta temperatura corporal baixa, situação que o cérebro agradecerá para realizar mais eficazmente as suas funções vitais de regeneração.
A interrupção do sono por causa do calor, em geral, não significa necessariamente menos horas de sono, mas sim que o sono será menos profundo e reparador, algo que segundo os especialistas é chave para o fortalecimento dos mecanismos de preservação da memória e da reparação celular.
Talvez seja oportuno começar a questionar a ideia de dormir de pijama e mais ainda se dorme habitualmente acompanhado, uma fonte de calor a mais a escassos centímetros de distância. Neste caso, poderá aproveitar para fazer conchinha quando necessita de calor e a afastar-se quando o braço começa já a transpirar.