Está grávida? Desfrute desta etapa sem ser prejudicada por fugas de urina.

Durante a gravidez não é raro que tenha perdas de urina. Isto é absolutamente normal para o seu estado e não há necessidade de se preocupar! Explicamos as causas:

 1. Durante a gravidez, o volume de sangue aumenta gradualmente. Os seus rins produzem mais urina e precisa de ir mais vezes à casa de banho. O feto cresce e o útero expande-se, fazendo pressão sobre a bexiga.
 
 2. As hormonas que preparam os ligamentos e articulações para o parto enfraquecem os músculos que controlam o fluxo de urina. A também é comum durante a gravidez e após o parto. As fezes retidas exercem ainda mais pressão sobre o pavimento pélvico e a bexiga. Isso afeta o apoio em torno do trato urinário, aumentando a probabilidade de pequenas fugas. 
 
3. A retenção de líquidos nos pés e pernas durante o dia regressa à corrente sanguínea quando dorme, pelo que poderá ter de se levantar uma ou várias vezes para urinar durante a noite.
 
4. Pode também sofrer do que é chamado urinária de esforço. (linkar Incontinencia y sus tipologías) Ocorre quando se sofre uma pequena fuga devido ao aumento da pressão na bexiga, tal como quando se ri, tosse ou espirra. É bastante comum, por isso não se preocupe. 

É apenas urina e por quanto tempo?

As fugas de fluidos na gravidez são geralmente urina. Se colocar um penso na sua roupa interior e o fluido for de cor amarelada, é provavelmente urina. Se estiver preocupada que possa ser líquido amniótico, contacte o seu médico ou parteira - uma verificação rápida determinará se está tudo bem e deixará a sua mente em repouso. 
 
As perdas de urina ocorrem geralmente durante as últimas fases da gravidez e nas primeiras semanas após o nascimento. 
 
Durante a sua gravidez, os seus órgãos internos, incluindo a bexiga e a uretra, mudaram-se para dar espaço ao seu bebé. Os que suportam a uretra, a bexiga e o ânus alongam-se e distendem em todas as direções. 
 
Se durante o parto tiver de apertar com força para tornar possível a saída do seu bebé, estes esforços têm um impacto no seu pavimento pélvico. É bastante normal ter episódios esporádicos de durante um período de tempo mais longo. Seja paciente! O seu corpo precisa de se reajustar após o parto. No entanto, se suspeitar que tem um problema de bexiga mais grave, pode querer falar com o seu médico. 

4 dicas para reduzir as suas perdas de urina

1. Fortaleça o pavimento pélvico  
 
Um pavimento pélvico forte pode reduzir o risco de .
 
E adote estes exercícios como uma rotina diária que será útil ao longo da sua vida, porque lhe permitirão aumentar a qualidade das suas relações sexuais e, quando a chegar, os seus efeitos serão menores no seu corpo, especialmente nos órgãos diretamente relacionados com a incontinência urinária. 
 
Se acabou de dar à luz, é uma boa ideia começar a fazer estes exercícios deitada para evitar colocar mais pressão na sua zona pélvica. Mas a seu tempo, poderá fazê-los em qualquer lugar - mesmo quando estiver a conduzir, no autocarro ou no trabalho!  
 
2. Leve o seu tempo na casa de banho 
 
Acontece a todos nós! Por vezes, sob stress, pode ser tentador apressar-se a ir à casa de banho. Isto não é uma boa ideia, uma vez que deixar uma pequena quantidade de urina na bexiga aumenta o risco de infeções das vias urinárias. 
 
É por isso que deve tentar esvaziar completamente a sua bexiga. Um bom truque é inclinar-se sobre a tampa da sanita. Esta é a postura corporal mais eficaz.   
 
3. Tente espaçar as visitas às casas de banho 
 
Durante as fases finais da gravidez, a bexiga retém menos urina porque o feto ocupa mais espaço. Naturalmente, após o parto, tem de se habituar a reter mais urina. 
 
Como regra geral, deve urinar 4 a 8 vezes por dia ou a cada 4 a 6 horas. A bexiga tem uma capacidade média de cerca de 300-500 ml, portanto, se urinar menos, tente espaçar as suas visitas à casa de banho. Esta é uma boa maneira de aumentar a quantidade de urina que a sua bexiga consegue aguentar e ao mesmo tempo exercitar os
 
4. Não tente beber menos água 
 
É a conclusão mais lógica do mundo: eu urino demasiadas vezes, por isso vou beber menos água. Nunca nos cansamos de enfatizar o quão errada é esta afirmação! Mesmo que tenha dificuldade em controlar a sua bexiga, nunca reduza a quantidade de água que bebe, especialmente se estiver a amamentar. 
 
A redução da ingestão de líquidos pode causar desidratação e levar a uma maior concentração de urina. Isto pode irritar a bexiga e encorajar os desejos de ir à casa de banho mesmo quando a bexiga não está cheia. 
 
Portanto, mantenha-se bem hidratada: a água potável facilita a digestão, previne a e mantém a saúde da urina, o que reduz o risco de infeções da bexiga ou do trato urinário.  

Porquê usar os pensos normais quando existe uma alternativa melhor?

Pode inicialmente decidir usar um penso diário ou higiénico normal. São práticos e provavelmente terá alguns em casa ou na sua mala, mas lembre-se que não são concebidos especificamente para lidar com as perdas de urina.  
 
A gama TENA Discreet, por outro lado é. Os nossos produtos oferecem Tripla Proteção contra perdas, odores e humidade, e graças à nossa tecnologia única microPROTEX™ são superabsorventes. E apesar da sua qualidade superior, não são maiores do que um penso higiénico normal.  
 
Consulte a nossa gama de produtos e descubra qual deles se adapta melhor às suas necessidades. 

Descobre como reduzir as perdas de urina durante a gravidez