Exercite o seu pavimento pélvico para prevenir a incontinência urinária

É perfeitamente normal que haja fugas de urina durante a gravidez. Noutros artigos explicámos as causas e oferecemos algumas diretrizes para as evitar. E também recomendamos como evitar aqueles momentos em que se sente uma fuga de urina e o primeiro pensamento que lhe vem à mente é "Vou ser condenada".  
 
Mas talvez a melhor recomendação da TENA, agora e para o resto da sua vida, seja reforçar o seu pavimento pélvico. Bastam cinco minutos por dia para incorporar na sua rotina os exercícios de Kegel.
 
Os órgãos do seu corpo que se localizam no pavimento pélvico movem-se para dar espaço ao feto, o que provoca um alongamento dos músculos que o suportam. Isto, juntamente com uma maior libertação de progesterona - a hormona que o seu corpo segrega para relaxar os seus músculos em preparação para o parto - torna mais difícil para si manter estes músculos tonificados. As consequências? Pequenas perdas de urina e a necessidade urgente de urinar. 
 
Durante a gravidez, a melhor forma de relaxar e tornar este exercício mais eficaz é deitar-se de lado. Esta postura permitir-lhe-á concentrar-se no fortalecimento destes músculos, bem como evitar a dificuldade acrescida da gravidade, especialmente se estiver no seu terceiro trimestre.  
 
É sempre bom saber que pode contar com TENA Discreet  para oferecer-lhe proteção e discreção quando necessita de um pouco de ajuda extra. 

E depois do parto…

É sempre bom saber que as primeiras semanas têm tudo a ver com a diminuição do inchaço para a fazer sentir-se mais confortável, estimular o fluxo sanguíneo para a sua pélvis e começar a lembrar aos músculos o que fazer.   
 
Durante a primeira semana ou duas após o parto, irá notar que está a urinar com muito mais frequência, principalmente porque se está a livrar do excesso de líquido que reteve durante a gravidez. 
 
Mesmo que tenha levado a sério o exercício do seu pavimento pélvico enquanto estava grávida, nem tudo regressa imediatamente. Tente fazer os exercícios quando estiver sentada para amamentar ou quando estiver a segurar o seu bebé. 
 
Comece com contrações suaves do pavimento pélvico porque pode ainda sentir-se dorida após o parto.  O importante é não parar o treino, para restabelecer a ligação entre o seu cérebro e o seu pavimento pélvico. Porque… pode demorar até três meses antes de começar a sentir ligeiras melhorias! Se verificar que após este tempo os exercícios não estão a funcionar, informe o seu médico ou fisioterapeuta. 
 
Após o parto, para além de passar 24 horas por dia com o seu bebé, sente que o seu corpo não é o mesmo. Não tem tempo nem vontade de fazer o seu exercício físico preferido, e ainda tem consequências como a urinária e mesmo intestinal - esta última pode ocorrer mais frequentemente após uma cesariana. 
 
Não Desista! Porque necessita:   
  • Exercitar os para recuperar a força e tonificá-los.   
  • Manter a bexiga e o ânus devidamente fechados. 
  • E recuperar os abdominais que se distenderam e cuja força precisa de recuperar para que, ao segurar o seu bebé, possa usá-los sem pressionar as suas costas ou a sua bexiga. 
 
Tente fazer 10 contrações rápidas e 10 contrações lentas três vezes por dia. Após cada mamada, mova o seu corpo, especialmente a sua coluna vertebral, alongando-se lateralmente e arqueando as costas para compensar a flexão que faz para cuidar do seu bebé.  Uma vez por dia, passe 10 minutos concentrando-se na ligação com os seus abdominais. 
 
Por vezes, os músculos estão apertados ou com espasmos e o tecido cicatrizado velho pode ser desconfortável. Se os seus músculos do pavimento pélvico estiverem muito fracos, existem kits de estimulação interna ou biofeedback que pode utilizar para ajudar o seu cérebro a localizar corretamente estes músculos. 
 
E se se sentir vulnerável por causa das perdas de urina, não se tranque dentro de casa! Este é um momento em que precisa de sentir o apoio do seu ambiente e desfrutar dos momentos que a educação do seu bebé permite. 
 
Utilize pensos específicos para perdas de urina. Vai sentir-se mais confiante porque utilizam a mesma tecnologia que as fraldas de bebé, com pequenas gotas de gel que se expandem com o líquido, afastando a humidade da pele e controlando o odor. 

Saiba mais sobre exercícios do pavimento pélvico durante a gravidez