Incontinência urinária associada a certas doenças

Existem patologias cujos sintomas incluem a urinária. As lesões neurológicas são a causa mais comum de problemas de IU. O sistema urinário também depende do sistema nervoso para funcionar corretamente, porque são os nervos que transmitem a mensagem ao cérebro de que a bexiga está cheia. 
 
Por outro lado, o sistema nervoso também assegura que os músculos pélvicos sabem que o cérebro pensa que é altura de contrair ou relaxar. As patologias diretamente relacionadas com o sistema nervoso, como a doença de Parkinson, o acidente vascular cerebral (AVC), a esclerose múltipla e alguns tipos de lesões cerebrais, podem levar a uma falta de controlo da bexiga ou à incapacidade de a esvaziar completamente.

IU e outras patologias

Há certas patologias que podem causar urinária de forma incidental e que desaparecem quando a patologia subjacente é tratada. É o caso, por exemplo, das infeções do trato urinário. As bactérias responsáveis pela infeção podem causar irritação da bexiga e pressão sobre a bexiga e o pavimento pélvico.
 
E há também certos fatores que favorecem as IU, como
 
  • Diabetes As mulheres com diabetes são mais propensas a sofrer de incontinência urinária por extravasamento, porque está associada a uma quantidade muito grande de urina, devido aos elevados níveis de açúcar no sangue.
 
  • Obesidade A gordura abdominal exerce pressão sobre o pavimento pélvico e a bexiga. 
 
Em TENA, trabalhamos para proporcionar a todas as mulheres a solução certa para a sua situação específica. Oferecemos uma gama de produtos que a farão sentir-se confortável e segura face a qualquer possível perda de urina. Descubra os nossos produtos e escolha o que mais lhe convém.

Para saberes mais sobre a incontinência urinária feminina