O pavimento pélvico suporta os órgãos localizados na pélvis, tais como a bexiga, colo do útero, intestino, reto, uretra, útero e vagina. Portanto, o fortalecimento dos seus músculos é a solução para muitos dos efeitos relacionados com a e diferentes eventos que ocorrem especialmente nas mulheres, ao longo das suas vidas, como por exemplo:
- Parto
- Cirurgia ginecológica
- Aumento de peso
Os peritos recomendam que todas as mulheres, de qualquer idade, incorporem esta rotina porque é fácil, requer apenas alguns minutos por dia e contribui para melhorar a sua qualidade de vida. O melhor de tudo, esta rotina pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora.
Então, como sabemos quais são os músculos certos?
Os exercícios de Kegel envolvem fingir urinar e reter a urina. É uma forma de relaxar os músculos que controlam o fluxo da urina e contraí-los para os fortalecer
Desta forma, relaxa e contrai os músculos que controlam o fluxo de urina e é importante saber que quais são os corretos. Para as mulheres em particular, sentirá os músculos da vagina, da bexiga e do ânus a apertar.
É importante que o resto do corpo permaneça relaxado e que sejam feitas respirações profundas durante os exercícios. O estômago, as coxas, as nádegas e os músculos do peito não devem ser apertados.
Além disso, o aperto excessivo dos músculos da vagina pode causar dor durante a relação sexual.
Mas vamos por passos:
- Comece a fazer estes exercícios deitada.
Vai achar mais fácil executar as contrações. Depois de praticadas, pode fazê-las sentada.
- Contrai os músculos em torno do reto.
Depois, faz a mesma contração nas zonas vaginais e uretrais.
E segure como se estivesse a segurar algo dentro da vagina durante dois segundos e depois relaxe durante mais dois segundos. Repita o máximo de vezes que puder.
Diferentes tipos de contração
Existem diferentes tipos de contração que devem ser tidos em conta para que os exercícios sejam eficazes:
- Contração de força.
Contraia todos os seus com a maior força possível e aguente durante cinco segundos. Relaxe por mais cinco segundos. Repita 5 a 10 vezes.
- Contração de resistência.
Faça uma contração média durante o máximo de tempo possível, de preferência 60 segundos. Este exercício é recomendado no final de cada sessão de contrações de força.
- Contrações rápidas.
Contraia o mais fortemente que puder durante dois segundos. Relaxe durante mais dois segundos e repita 5-10 vezes por dia, ou sempre que lhe apetecer espirrar, tossir ou rir.
Tenha em mente que os efeitos não são imediatos - seja persistente! Começará a notar melhorias após quatro a seis semanas, dependendo do estado do seu pavimento pélvico.