Treino da bexiga, exercícios do pavimento pélvico e tratamento
Existem muitos tratamentos diferentes disponíveis, mas também pode fazer exercícios e treinos para reduzir alguns dos problemas.
Treino dos músculos do pavimento pélvico
O treino dos significa que fortalece os músculos de suporte que envolvem a uretra e a bexiga através de contrações repetidas voluntárias, para tonificar e fortalecer os músculos de suporte que envolvem a uretra e a bexiga, os quais precisam de se manter contraídos para evitar a perda de urina.
Treino da bexiga significa que se exercita para recuperar o controlo da bexiga através de idas à casa de banho agendadas e mantendo um registo do tempo entre as idas à casa de banho. Se beber um litro e meio de líquidos por dia, deverá ir à casa de banho até 8 vezes. Se tiver de ir mais vezes, poderá beneficiar do treino da bexiga.
O treino da bexiga envolve a sensibilização para os padrões da e aquisição de novos hábitos de esvaziamento da bexiga. Isto inclui evitar as situações de idas à casa de banho "para o caso de", bem como pressas de última hora. Durante o treino, irá treinar a bexiga para reter quantidades maiores de urina e irá aumentar o tempo entre idas à casa de banho. Distrair-se e apertar os músculos do pavimento pélvico, em vez de correr imediatamente para a casa de banho quando sente urgência, são métodos úteis de exercício. Planear as idas à casa de banho e manter um diário da bexiga também pode ajudar. Desta forma pode aumentar gradualmente o tempo entre idas à casa de banho e recuperar o controlo da bexiga.
A modificação comportamental significa que adapta o seu estilo de vida no sentido de reduzir, prevenir ou tratar a incontinência. Os exemplos incluem garantir que não ingere líquidos em excesso, ou em falta, durante o dia e evitar bebidas que possam irritar a bexiga, tal como, café e bebidas energéticas. Também pode estabelecer um regime de treino e alterar os hábitos alimentares para perder peso, o que por vezes contribui para a incontinência. Outra modificação comportamental pode ser garantir que tem rotinas saudáveis de ida à casa de banho.
Além do treino da bexiga, existem algumas outras opções de tratamento. O biofeedback é um método para recolher e medir informação, por exemplo, utilizando sensores e monitorização por computador durante o treino dos músculos do pavimento pélvico para determinar se os músculos corretos estão a ser contraídos. Outra abordagem é utilizar um dispositivo de apoio vaginal, para apoiar a uretra, a bexiga, a vagina, o útero e o reto. Outras possíveis opções de tratamentos incluem injeções de agentes de volume à volta da uretra para aumentar o volume de suporte, ou vários tipos de cirurgia.
E, por fim, é claro que os nossos produtos para incontinência também podem ser utilizados para controlar e gerir as dificuldades que sente.
Leia mais e consulte o website da TENA que melhor se adequa ao seu caso.