Um raio X de um penso absorvente da TENA, com uma vista detalhada das fibras no núcleo absorvente

Como inovamos para reduzir o nosso impacto?

Temos a missão de reduzir o impacto ambiental dos nossos produtos e serviços, enquanto melhoramos a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. A nossa chave para alcançar isto é a Avaliação do Ciclo de Vida, um método globalmente reconhecido, que se baseia em normas internacionais, para a redução de carbono nos nossos produtos em todas as etapas do ciclo de vida.

Ao lado do logótipo do Programa TENA Protects, os ícones de cada etapa do ciclo de vida de um produto rodeiam o texto “Menos 50% de CO2 até 2030”.

Avaliar o ciclo de vida completo de um produto

O ciclo de vida de um produto TENA tem cinco fases: matérias-primas, fabrico, transporte, utilização e gestão de pós-utilização. Para além da utilização, da responsabilidade do utilizador, todas estas etapas contribuem para a pegada de carbono dos nossos produtos. Vamos ver o que utilizamos nos nossos produtos e como podemos melhorar a pegada de carbono em cada uma das etapas, graças ao nosso trabalho com as ACV.

Ícones de uma pilha de troncos e duas árvores num fundo verde

Matérias-primas

É aqui que tudo começa: com aspetos como a pasta de madeira e tecidos não tecidos. A pasta utilizada nos nossos núcleos absorventes tem origem em florestas com gestão responsável na Europa e América do Norte. Confiamos em fornecedores na Europa e Ásia para obter os nossos polímeros superabsorventes (PSA) e os nossos tecidos não tecido têm origem em fornecedores da Europa e Ásia, focando a identificação e inovação de materiais cada vez melhores, sempre que possível.
Ícones de uma fábrica e de um moinho de vento num fundo verde

Fabrico

No fabrico, começamos por inspecionar e testar cuidadosamente as matérias-primas, garantindo que cumprem os nossos padrões de qualidade. De seguida, formamos o núcleo absorvente, que revestimos com um polímero superabsovernte para uma absorção ainda melhor. 
 
Depois, adicionamos tecido não tecido e alguns adesivos e elásticos, para manter o ajuste. Por fim, damos a forma final do produto, quer seja um penso diário, penso ou roupa interior, e embalamos para ser transportado.
Ícones de um camião e duas nuvens acima, num fundo verde

Transporte

O nosso foco é uma logística inteligente. Por isso, no que diz respeito ao transporte, trabalhamos com excelentes parceiros de logística, procuramos as rotas mais curtas e opções com menor carbono, como o transporte ferroviário ou marítimo. Também nos tornámos bastante bons a utilizar menos embalagens durante o transporte, reduzindo assim os resíduos e minimizando cada vez mais o nosso impacto.
Ícones de um penso diário e cuecas num fundo verde

Utilização

É da nossa responsabilidade reduzir a pegada de carbono dos nossos produtos, mas juntos podemos criar um impacto ainda maior. É aqui que entra o utilizador: ao utilizar o produto adequado, com o ajuste e o nível de absorção indicados para as suas necessidades, ou para as necessidades da pessoa que cuida, podemos criar um grande impacto na pegada de carbono total do produto.
Ícones de um incêndio e de uma caixa de reciclagem num fundo verde

Gestão pós utilização

Na TENA, temos objetivos ambiciosos. Um deles é desenvolver produtos e serviços para uma sociedade circular, na qual reutilizamos mais e produzimos menos resíduos. Isto significa assumir a responsabilidade por todo o ciclo de vida, mesmo quando os nossos produtos já não estão a ser utilizados. Existem alguns desafios importantes neste percurso, mas inovamos diariamente e criamos soluções novas de forma contínua.