As informações contidas neste sítio destinam-se apenas aos profissionais de saúde

As informações contidas neste sítio Web destinam-se exclusivamente aos profissionais de saúde e às pessoas envolvidas na prestação de cuidados de saúde, para o seu exercício profissional. Sou um profissional de saúde ou estou profissionalmente envolvido na prestação de cuidados de saúde.

O que é a incontinência urinária?

A incontinência pode referir-se tanto à incontinência urinária como à incontinência intestinal. A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, enquanto a incontinência intestinal é a perda involuntária de fezes sólidas ou líquidas. Esta página centra-se nos diferentes tipos de incontinência urinária e nas suas causas. Porque para prestar os cuidados corretos, é necessário compreender o tipo de incontinência urinária com que se está a lidar.

Diferentes tipos de incontinência urinária

Incontinência urinária de esforço

A incontinência urinária de esforço é causada por um apoio deficiente da bexiga e da uretra, por exemplo, músculos do pavimento pélvico fracos. Os sintomas aparecem quando há um aumento da pressão no abdómen devido a atividade física, tosse, espirros, riso, etc. Normalmente, apenas se produzem pequenas quantidades de urina. A obstipação, a obesidade e a tosse crónica podem aumentar a pressão abdominal, provocando o agravamento da doença.

Nas mulheres, este é o tipo mais comum de incontinência urinária. Exemplos ou riscos são a gravidez, o parto, a obesidade - também pode ser hereditária. A incontinência urinária de esforço não é tão comum nos homens, mas pode ocorrer após uma cirurgia à próstata. O treino dos músculos do pavimento pélvico pode prevenir e muitas vezes curar a incontinência urinária de esforço em homens e mulheres.

Uma mulher segura o seu bebé numa farmácia enquanto olha para os pensos TENA Discreet para incontinência Uma mulher segura o seu bebé numa farmácia enquanto olha para os pensos TENA Discreet para incontinência

Incontinência urinária de urgência

A incontinência urinária de urgência é uma perda involuntária de urina acompanhada ou precedida por uma necessidade urgente de urinar. Pode resultar em pequenas perdas frequentes ou num esvaziamento completo da bexiga.

Exemplos de riscos incluem um aumento da próstata, diuréticos ou uma infeção do trato urinário, mas muitas vezes a causa não pode ser identificada. As pessoas podem urinar mais do que a frequência normal de 4-8 vezes por dia - incluindo uma ou mais vezes durante a noite (noctúria). Em alguns casos, o treino da bexiga pode ajudar a pessoa a urinar com menos frequência e a evitar urinar durante a noite.

Incontinência urinária mista

A incontinência urinária mista é uma combinação de incontinência urinária de esforço e de urgência. Caracteriza-se por frequentes impulsos para urinar, por vezes perdas de urina se as pessoas não conseguirem ir à casa de banho a tempo e perdas de urina durante a atividade física. É desencadeada pela atividade física, tosse ou espirros.

Perdas involuntárias causadas por uma bexiga demasiado cheia

As dificuldades de esvaziamento da bexiga podem ser causadas por uma obstrução da uretra ou se a bexiga for demasiado fraca para se contrair e esvaziar completamente. Quando a bexiga se enche demasiado de urina, acaba por se esticar para além da sua capacidade. Esta extensão excessiva pode levar a perdas involuntárias (também conhecidas como incontinência por extravasamento), mas também a outros sintomas do trato urinário inferior, como a sensação de que a bexiga não está completamente esvaziada. Os sintomas incluem também dificuldades em começar a urinar, um jato urinário interrompido ou fraco, vontade frequente de urinar e micção nocturna frequente.

Se a uretra for comprimida por um aumento da próstata ou por um prolapso, podem ocorrer dificuldades de esvaziamento da bexiga. Isto também pode ser causado por um músculo da bexiga fraco, por exemplo, por uma lesão dos nervos que suportam o controlo da bexiga. Os riscos podem ser a diabetes, a esclerose múltipla ou uma lesão da espinal medula. Alguns tipos de medicamentos podem também afetar a função muscular da bexiga como efeito secundário.

A retenção urinária (acumulação de urina na bexiga) deve ser tratada, uma vez que a pressão da urina acumulada na bexiga pode fazer com que a urina volte a subir pelos ureteres em direção aos rins. A urina residual é também um risco de infeção do trato urinário. Se houver suspeita de retenção urinária, contacte o seu profissional de saúde.

Um idoso residente num lar de idosos está deitado na cama e conversa com um familiar e um prestador de cuidados profissional Um idoso residente num lar de idosos está deitado na cama e conversa com um familiar e um prestador de cuidados profissional

Bexiga neurogénica

Os danos no cérebro, na medula espinal ou nos nervos causados por traumatismos ou doenças podem afetar a forma como o cérebro e a bexiga comunicam. Isto pode levar a uma perda de controlo da bexiga. As pessoas que sofreram, por exemplo, um AVC ou que vivem com esclerose múltipla ou doença de Parkinson podem sofrer de incontinência urinária. Os sintomas podem incluir urgência, perdas de urina e dificuldade em esvaziar a bexiga.

Drible pós-micção

O gotejamento pós-micção é uma perda involuntária de urina imediatamente a seguir a urinar. É causado pela urina que fica na uretra e, normalmente, acontece quando os homens saem da casa de banho ou quando as mulheres se levantam da sanita. É mais comum nos homens, mas as mulheres com músculos do pavimento pélvico fracos também podem ser afectadas.

Incontinência urinária funcional

A incontinência urinária funcional é a perda involuntária de urina devido a deficiências físicas que impedem que se vá à casa de banho a tempo. Estas podem incluir mobilidade reduzida, visão reduzida ou destreza em que os indivíduos não conseguem tirar a roupa com a rapidez suficiente. Os factores também podem incluir deficiência cognitiva e demência, em que o indivíduo não compreende que precisa de ir à casa de banho ou como lá chegar.

Os produtos absorventes TENA são concebidos para lidar com todos os tipos de incontinência.

A gama TENA ProSkin inclui os produtos absorventes TENA, os toalhetes húmidos TENA, o creme TENA Barrier e o creme TENA Zinc.

Ler artigos relacionados