As informações contidas neste sítio destinam-se apenas aos profissionais de saúde

As informações contidas neste sítio Web destinam-se exclusivamente aos profissionais de saúde e às pessoas envolvidas na prestação de cuidados de saúde, para o seu exercício profissional. Sou um profissional de saúde ou estou profissionalmente envolvido na prestação de cuidados de saúde.

Saúde da pele - uma parte essencial dos cuidados de continência

À medida que envelhecemos, a nossa pele torna-se naturalmente mais frágil. Consequentemente, torna-se mais propensa a infecções e irritações e é sensível à humidade excessiva e ao contacto prolongado com a urina ou as fezes. Para ajudar a proteger a pele frágil contra lesões e prevenir infecções, a saúde da pele deve ser sempre uma parte essencial de uma rotina eficaz de cuidados de continência.

Como é que a incontinência afecta a saúde da pele

Os maus cuidados de continência, como a utilização de produtos absorventes ou de cuidados da pele incorrectos e as rotinas de higiene erradas, podem causar problemas de saúde da pele. Isto deve-se ao facto de a zona perineal sensível estar mais exposta à urina, às fezes, a sabonetes agressivos e à fricção da pele.

Quando as camadas exteriores da pele entram em contacto prolongado com a urina ou as fezes, danificam a barreira protetora da pele e podem causar uma inflamação da pele chamada dermatite associada à incontinência (DAI). A DAI afecta as camadas exteriores da pele, enquanto as lesões por pressão (LP) começam mais profundamente nas camadas da pele e aparecem de dentro para fora. As lesões por pressão desenvolvem-se frequentemente sobre proeminências ósseas ou sob dispositivos médicos. A DAI representa um risco de infecções cutâneas e de LPs.

Quando a pele está molhada, há também um maior risco de feridas por cisalhamento, uma vez que a pele molhada sofre maior fricção contra o material do que a pele seca. Por exemplo: se a pele entrar em contacto com vestuário, produtos para incontinência ou a superfície resistente de uma cama ou cadeira.

Um profissional de saúde aperta o TENA ProSkin Barrier Cream na sua mão, pronto a ser aplicado. Um profissional de saúde aperta o TENA ProSkin Barrier Cream na sua mão, pronto a ser aplicado.

Encontrar o equilíbrio certo

Demasiada ou pouca humidade pode rapidamente perturbar o equilíbrio natural da pele e levar a problemas de saúde da pele. A pele demasiado seca é mais frágil e pode causar fissuras, descamação e comichão, o que pode levar a irritações e infecções. A pele seca também pode ser causada pela utilização de sabonetes agressivos. A limpeza frequente com água e sabão perturba a integridade da pele, reduzindo a sua capacidade de prevenir infecções. Os sabonetes contêm ingredientes de limpeza chamados tensioactivos que podem causar irritação se forem deixados na pele, mesmo depois de enxaguados. Os produtos sem enxaguamento, no entanto, deixam uma fina camada de emulsão, que conforta e acalma a pele.

Níveis mais baixos de humidade na camada superficial podem resultar em pele seca e escamosa, enquanto uma pele demasiado hidratada a torna mais permeável e suscetível a vírus e bactérias. A única forma de manter a saúde da pele é encontrar o equilíbrio correto e garantir que as pessoas que cuidam dela têm sempre os produtos e as rotinas de cuidados da pele adequados às suas necessidades individuais.

Três passos para uma melhor saúde da pele

Em TENA, a nossa vasta experiência em cuidados de continência ensinou-nos que os três princípios mais importantes para manter a saúde da pele são: Manter a pele seca. Mantê-la limpa. Mantê-la protegida

*Required fields

*Required fields

*Required fields

Ler artigos relacionados