As informações contidas neste sítio destinam-se apenas aos profissionais de saúde

As informações contidas neste sítio Web destinam-se exclusivamente aos profissionais de saúde e às pessoas envolvidas na prestação de cuidados de saúde, para o seu exercício profissional. Sou um profissional de saúde ou estou profissionalmente envolvido na prestação de cuidados de saúde.

Como escolher o produto para incontinência adequado

Tem dificuldade em identificar o produto certo para o seu residente? Aqui está uma lista fácil de coisas a considerar.

Não é agradável vestir algo com o ajuste ou tamanho errado. Isto é ainda mais verdadeiro quando nos referimos a produtos de cuidados pessoais, tais como pensos ou cuecas para incontinência. Não só é desconfortável descobrir que o tamanho de um produto é demasiado grande ou pequeno, como usar o tamanho errado pode significar risco de perdas para a roupa, irritação da pele, que pode levar à abrasão de pele ou problemas de odor e afetar a dignidade dos seus residentes.

Aqui encontra algumas dicas para escolher o produto para incontinência adequado e algumas informações básicas sobre a importância dos tipos de produto, qualidade, tamanho e frequência de muda.

Comece com uma avaliação

Para gerir a incontinência do(a) residente de forma bem sucedida, deverá fazer uma avaliação precisa da sua situação e necessidades, assim como um plano de cuidados personalizado. Ao fazê-lo, poderá desenvolver estratégias de intervenção de cuidados precisas e determinar os produtos para incontinência mais adequados. A avaliação também dará ao(à) residente uma indicação de quando e com que frequência deve mudar o produto e quando deve ir à casa de banho.

Escolher o tipo de produto adequado

A sua escolha do produto deve basear-se nas necessidades pessoais do(a) residente. Escolher o tipo de produto adequado não só melhora a qualidade de vida do(a) residente, como também facilita o seu próprio volume de trabalho.

  • Para residentes com dificuldade de locomoção, os produtos com cinto são fáceis para os cuidadores lidarem e mudarem e são adequados para a maioria dos tipos de corpo.
  • Para residentes que têm capacidades de locomoção suficientes para ir à casa de banho sozinhos(as), um produto tipo cuecas pode ser mais adequado, visto que ajuda a manter a independência e dignidade.

Escolher o tamanho adequado

Independentemente do tipo de incontinência que o(a) residente sofre, as medidas e tamanhos corretos são essenciais para cuidados otimizados. Ao medir a cintura e anca do(a) residente, pode encontrar o tamanho de produto mais adequado para cada situação. Saiba mais sobre as medidas e tamanhos no nosso artigo útil sobre como escolher o tamanho adequado dos produtos para incontinência.

A capacidade de absorção adequada

A capacidade de absorção do produto selecionado deve sempre basear-se na quantidade de perdas, que poderá diferir consoante a altura do dia, ingestão de líquidos, ingestão de diuréticos e frequência de muda do penso.

Quando determinar a capacidade de absorção necessária, deve ter também em conta a capacidade do(a) residente em ir à casa de banho. Certifique-se de que são feitos os esforços possíveis para o(a) ajudar a chegar à casa de banho sempre que necessário. Os produtos para incontinência não devem ser usados como substitutos de idas à casa de banho.

Pode perceber que alguns produtos TENA com elevada capacidade de absorção são a melhor escolha para alguns(umas) residentes e para outros(as), pode considerar produtos TENA com um nível de absorção inferior. Tenha em conta que os produtos com uma maior capacidade de absorção normalmente significam custos mais elevados e maior desperdício.

A importância da qualidade

Para além de escolher o tamanho e nível de absorção adquados, também é importante que o produto:

  • Seja confortável de usar
  • Tenha um material suave, delicado para a pele
  • Mantenha a pele seca e proteja contra perdas
  • Seja respirável, para promover a saúde da pele
  • Evite odores indesejados

Ajuste ideal e frequência de muda

Ao ajustar um produto para incontinência, certifique-se de que está fixo e confortável na zona da virilha. Isto para evitar o desconforto e irritação da pele, assim como as perdas.

A frequência com que um produto deve ser mudado depende das necessidades pessoais do(a) residente, as quais foram identificadas pela sua avaliação. Por exemplo, uma pessoa com pele frágil ou incontinência de fezes deve ser mudada com maior frequência, sendo que uma pessoa com pele saudável e problemas de mobilidade pode preferir mudas menos frequentes.

Consulte os nossos Guias de ajuste de produtos para obter mais informações e exemplos sobre como ajustar um produto para incontinência.

Estabelecer um plano de cuidados

O plano de cuidados de cada residente deve identificar o programa de idas à casa de banho mais adequado, assim como o tipo de produto, tamanho e nível de absorção mais adequados a cada situação. As rotinas de muda devem ser adaptadas às necessidades específicas da pessoa. Isto pode demorar algum tempo, mas vale a pena. Um produto devidamente ajustado, em combinação com as rotinas de muda e idas à casa de banho adequadas irá ajudar a melhorar a qualidade de vida do(a) residente, ao proporcionar-lhe:

  • Proteção contra perdas
  • Alívio dos odores
  • Uma pele mais saudável
  • Conforto
  • Maior dignidade

Um produto devidamente ajustado também terá um impacto positivo no volume de trabalho dos funcionários. Os procedimentos de cuidados podem ser otimizados, resultando em menos mudas de produtos e menos resíduos.

*Required fields

*Required fields

*Required fields