As informações contidas neste sítio destinam-se apenas aos profissionais de saúde

As informações contidas neste sítio Web destinam-se exclusivamente aos profissionais de saúde e às pessoas envolvidas na prestação de cuidados de saúde, para o seu exercício profissional. Sou um profissional de saúde ou estou profissionalmente envolvido na prestação de cuidados de saúde.

Doença de Alzheimer, Demência e Incontinência

Como é que os cuidados centrados na pessoa podem ajudar os prestadores de cuidados a gerir a incontinência em residentes com doença de Alzheimer ou demência.
Um prestador de cuidados profissional ajuda um residente de um lar de idosos satisfeito a abotoar a camisa Um prestador de cuidados profissional ajuda um residente de um lar de idosos satisfeito a abotoar a camisa

Cerca de 49% dos residentes em lares de idosos sofrem de alguma forma de demência.* A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e pode contribuir para 60-70% dos casos.**. A demência pode afetar a memória e outras funções cognitivas, bem como a mobilidade e a destreza. Todos estes sintomas podem contribuir para a incontinência. Os residentes podem esquecer-se de onde estão e porque estão lá. Podem não ser capazes de pedir para ir à casa de banho, ou mesmo de se aperceberem que precisam de ir até depois de terem tido um acidente.

Vamos ver uma visão geral da doença e analisar algumas das formas como os cuidados centrados na pessoa o podem ajudar a gerir a incontinência em residentes com demência ou doença de Alzheimer.

O que é a demência?

Demência é um termo genérico para descrever diferentes sintomas que ocorrem quando o cérebro é afetado por uma doença.

A Organização Mundial de Saúde define a demência como um estado permanente adquirido de deterioração da memória e de outras caraterísticas cognitivas que se verifica há pelo menos seis meses e que afecta o trabalho, a atividade social e, eventualmente, a capacidade de levar uma vida independente.

Residentes do sexo masculino a rirem-se com uma enfermeira enquanto estão sentados no exterior
. Residentes do sexo masculino a rirem-se com uma enfermeira enquanto estão sentados no exterior

O que é a demência?

Demência é um termo genérico para descrever diferentes sintomas que ocorrem quando o cérebro é afetado por uma doença.

A Organização Mundial de Saúde define a demência como um estado permanente adquirido de deterioração da memória e de outras caraterísticas cognitivas que se verifica há pelo menos seis meses e que afecta o trabalho, a atividade social e, eventualmente, a capacidade de levar uma vida independente.

Enfermeira ajuda residente de lar de idosos a caminhar enquanto usa uma máscara facial

Demência causada pela doença de Alzheimer

Mais de metade das pessoas com demência têm a doença de Alzheimer, que afecta o cérebro, causando perda de memória e confusão, e abrandando ou mesmo parando funções cerebrais como o pensamento, a compreensão e a interpretação.

Outros tipos e causas de demência

Estas incluem a demência vascular, a demência com corpos de Lewy (DLB), a demência da doença de Parkinson e a demência frontotemporal. A idade avançada, a diabetes, as doenças cardíacas e os genes podem ser factores de risco. As mulheres também têm mais probabilidades de sofrer de demência do que os homens.

Uma idosa sorridente a dar um passeio ao ar livre com um cuidador profissional
. Uma idosa sorridente a dar um passeio ao ar livre com um cuidador profissional

Outros tipos e causas de demência

Estas incluem a demência vascular, a demência com corpos de Lewy (DLB), a demência da doença de Parkinson e a demência frontotemporal. A idade avançada, a diabetes, as doenças cardíacas e os genes podem ser factores de risco. As mulheres também têm mais probabilidades de sofrer de demência do que os homens.

As três fases da demência

Os sintomas da demência variam consoante os diferentes tipos, a parte do cérebro afetada e o indivíduo. Podem incluir problemas nas funções cognitivas, na orientação, na compreensão, no cálculo, na capacidade de aprendizagem, na linguagem e na capacidade de julgamento. A demência desenvolve-se ao longo do tempo e é classificada nas três fases seguintes.

*Required fields

Fase inicial

Humor, pequenas alterações de comportamento e esquecimentos. Muitas vezes os sintomas não são claros, pelo que são confundidos com "velhice".

TENA-TPW-Alzheimers-PromoBox1-500x250.jpg

*Required fields

Fase intermédia

Muito esquecido, capacidade de comunicação diminuída, dificuldades nas tarefas quotidianas.

TENA-TPW-Alzheimers-PromoBox2-500x250.jpg

*Required fields

Fase tardia

Dependente de outros para cuidados, sem noção do tempo e do lugar e incapaz de reconhecer familiares e objectos familiares.

TENA-TPW-Alzheimers-PromoBox3-500x250.jpg

Sintomas comportamentais e psicológicos da demência (BPSD)

As pessoas com demência têm cada vez mais dificuldade em comunicar as suas necessidades e compreender o mundo, o que pode resultar numa resistência aos cuidados. De facto, 90% das pessoas com demência sofrem de DPBS, que pode incluir ansiedade, apatia, inquietação, paranoia, alucinações e comportamento reacional.

Há muitas coisas que podem desencadear a DPBS, como a dor, a obstipação, a comichão, a privação do sono, a falta de privacidade e um ambiente stressante.

Uma vez que a DPBS afecta muito a qualidade de vida, é importante identificar e minimizar estes factores desencadeantes através de cuidados centrados na pessoa.

O que são cuidados centrados na pessoa?

Os cuidados centrados na pessoa significam tratar o residente como um parceiro igual, ajudando-o a ajudar-se a si próprio a melhorar a sua independência, qualidade de vida e bem-estar, e dando-lhe os conhecimentos, ajudas e confiança para o fazer.

Ao cuidar de pessoas com demência, é importante tratá-las com dignidade, compaixão e respeito, para as ajudar a desenvolver as suas forças e capacidades, a viver uma vida independente e a preservar a sua identidade durante o máximo de tempo possível.

Por isso, conheça o residente, fale com os seus familiares e envolva o indivíduo nos seus próprios cuidados. A participação em actividades pode ajudar a prevenir a frustração e o comportamento desafiante dos residentes. Gerir os sintomas através da música, da massagem, de um estilo de vida ativo e de passar tempo ao ar livre. Também ajuda dizer e fazer uma coisa de cada vez, ser paciente e esperar pelas respostas.

Como é que os cuidados centrados na pessoa podem melhorar os sintomas da demência?

Incentivar os residentes a desfrutar de um estilo de vida saudável e ativo, manter interações sociais e uma rotina de sono boa e consistente podem melhorar os sintomas da demência.

Os cuidados centrados na pessoa melhoram os sintomas da demência

Os cuidados de incontinência centrados na pessoa apoiam a independência dos residentes tanto quanto possível. Eis algumas formas de o conseguir, assegurando a dignidade, o conforto e a segurança dos residentes.

  • Avaliar as necessidades do residente e definir horários personalizados para ir à casa de banho (TENA Identifi ou um diário da bexiga são ferramentas úteis).
  • Observar os sinais de necessidade de ir à casa de banho e ajudar se necessário
  • Mantenha a independência assegurando-se de que as roupas e os produtos para incontinência são fáceis de vestir e tirar, como as cuecas para incontinência TENA.
  • Certifique-se de que o residente sabe o caminho para a casa de banho - marque claramente a casa de banho, o interrutor da luz e o assento da sanita.
  • Deixar a porta da casa de banho aberta e a luz acesa durante a noite para que seja mais fácil encontrá-la. Pode também colocar uma sanita ao lado da cama durante a noite.
  • Ter produtos de higiene pessoal facilmente acessíveis para que o residente possa manter a higiene e a saúde da pele.
  • Utilizar ajudas à mobilidade, como um assento de sanita elevado e corrimões.
Imagem do produto TENA Pants e TENA ProSkin Slip

Produtos para cuidados de continência

TENA oferece uma grande variedade de produtos e auxiliares para incontinência. Desde as cuecas TENA que encorajam a independência e a ida à casa de banho, até aos produtos com indicadores de humidade para ajudar a garantir que as pessoas são mudadas apenas quando necessário. Algumas pessoas com demência podem ter medo da água, por isso, produtos sem enxaguamento como as Luvas de Lavagem TENA e as Toucas de Champô podem ajudar a manter a saúde da pele e a independência, enquanto o Creme para a Pele TENA pode ajudar a acalmar a pele seca e a preveni-la.

Procurar produtos

Auditado por Josefine Grandin, enfermeira distrital, uroterapeuta, 2023-06-08

Ler artigos relacionados